O Dia D da 10ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe aconteceu nesta sábado, dia 26, em todo o país. Em Angra dos Reis não foi diferente. Das 8h30 às 17h os postos do CEM, Balneário, Japuíba, Jacuecanga, Monsuaba, Frade Módulos I e II, Hospital de Praia Brava, SPA Perequê e Vila do Abraão na Ilha Grande participaram da campanha. A meta é vacinar 80% da população com mais de 60 anos, em Angra dos Reis, cerca de 8.500 pessoas.
Se depender de gente como Waltenei, de Almeida de 70 anos, essa meta será facilmente atingida. Ele mora na Japuíba e compareceu ao Posto de Saúde da Japuíba para tomar a vacina. Seu Cartão de Vacinação não o deixa mentir, ele toma a vacina desde 2005.
- Desde que passei a tomar a vacina minha vida melhorou muito. Antes eu vivia gripado agora não, minha saúde melhorou muito, - explicou enquanto era vacinado.
Outro morador da Japuíba, Adilson Dias, de 66 anos, também foi a posto tomar a vacina da gripe. Ele se imuniza contra a doença desde 2003. A população idosa é o alvo da campanha cujo objetivo é evitar as complicações causadas pela gripe no sistema respiratório, que só em 2007 matou 70mil pessoas no Brasil.
Quem não foi ]se vacinar no sábado deve comparecer a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa até o dia 9 de abril levando o Cartão de Vacinação para atualização de outras vacinas, como o tétano. Mesmo quem tomou a vacina no ano passado deve voltar a se imunizar. O vírus influenza, causador da gripe, sofre mutações por isso a vacina tem que ser atualizada anualmente.
Familiares ou vizinhos de pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção devem comparecer a um posto de saúde e agendar a visita do vacinador. Pessoas que tiveram dengue ou outro tipo de doença com sintomas parecidos devem esperar 10 dias para tomar vacina. Caso essa data ultrapasse o dia 9, não precisa se preocupar as vacinas continuarão disponíveis nos postos após essa data, inclusive para as pessoas que são alvo da campanha, ou seja, com menos de 60 anos.