Teatro faz festa nas ruas de Angra

Centenas de artistas estão em Angra participando da 13ª edição do Encontro Nacional de Teatro de Rua

Quinta-Feira, 17/04/2008 | .

 

A Mostra Oficial do XIII Encontro Nacional de Teatro de Rua foi iniciada na manhã desta quinta-feira, dia 17, com grande sucesso de público. As ruas, as praças de Angra dos Reis são mais uma vez palco de uma das mais importantes manifestações culturais e populares, com espetáculos gratuitos e de entrosamento com o público.

A primeira apresentação da mostra, na Praça do Porto, das 10h às 11h, foi o espetáculo Claufusão! Show de Palhaço, com o Pequeno Teatro de Retalhos/RJ, que deixou os adultos e as crianças emocionadas e às gargalhadas, com o ousado Palhaço Claudinei.

Momentos singelos e de puro pastelão, prenderam a atenção de todos, inclusive com algumas participações do público interagindo com o ator.

Depois, das 11h às 13h, a Rua do Comércio, foi tomada por vários artistas com performances surpresas. Quem passou pelo local não deixou de dar uma paradinha para assistir um pouco a “noiva que procurava desesperadamente um noivo”, “os encapuzados que declamavam poesia”, “a contação de histórias” e “as figuras de Língua Agem”. Ainda nesta quinta-feira, na parte da tarde têm muito mais performances, na Rua do Comércio. Às 17h, o Cortejo e Abertura com diversos artistas, que saem do Teatro Municipal pelas ruas do Centro. Depois, às 20h, será feita uma Abertura Solene do XIII Encontro Nacional de Teatro de Rua, na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, seguida do espetáculo Andarilhos de Repente, com o grupo de Teatro Armatrux, na Praça da Matriz, às 21h.

A cidade recebe até o dia 21, segunda-feira, companhias de teatro de todo o país e uma da França, totalizando quase 200 artistas do Brasil inteiro, desde o Acre ao Rio Grande do Sul.

O XIII Encontro Nacional de Teatro de Rua deste ano conta com 20 apresentações de 18 espetáculos, além de várias performances com artistas de Angra e convidados. Na programação, também há oficinas para artistas, arte-educadores e para o público em geral. Nas 21 comunidades, que recebem este ano espetáculos de seis grupos, a programação esta sendo refeita, devido ao mau tempo dos dias 14, 15 e 16, par quando estava marcado o Circuito Cultural nos bairros.

De acordo com o presidente da Fundação de Cultura de Angra dos Reis, Mário dos Anjos, o encontro já está consolidado e, este ano, o diferencial será a intensificação das apresentações nas comunidades, levando o teatro às pessoas mais carentes e distantes de um circuito cultural central.

Desde a década de 70, os grupos teatrais de Angra dos Reis se apresentam em diversos locais do país e até do exterior. Em 1990, o Grupo Cutucurim teve a idéia de realizar em Angra dos Reis um grande encontro. Através, o Centro Unificado de Cultura e Artes (CUCA) realizou a primeira edição do encontro. Este ano, vamos realizar o 13º ENCONTRO NACIONAL DE TEATRO DE RUA – ANGRA DOS REIS, intensificando cada vez mais as apresentações nas comunidades para que todos tenham acesso à arte. Também valorizamos os talentos locais e a integração com artistas de diversos lugares para que a troca de experiência possibilite o crescimento profissional e a popularização desta arte milenar”, ressaltou Mário.





PROGRAMAÇÂO
Performances Angrenses

Dia 17 - quinta-feira – à tarde

Cia. Show de Cenas – Ciganos

Alexandre Moraes e Marcela Marques – Fragmentos de Dias Gomes

Monique Eucário/Evelyn Ramos – Duas Mendigas

João Novaes e Luciano Araújo – Cãominhada

Sabriny Moraes – Estátuas.

Angra Cia. Teatral – Duas Velhinhas.

Local: Centro da Cidade

Horário: 11h às 16h


Mostra Oficial

Dia 17 - quinta-feira

Cortejo de Abertura do Encontro

Local: Saída do Teatro Municipal

Horário: 17h


Abertura Solene

Local: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

Horário: 20h


Mostra Oficial

Dia 17 - quinta-feira

Andarilhos do Repente: bonecos na estrada

Grupo de Teatro Armatrux/MG

Sinopse – O espetáculo homenageia a arte do circo mambembe, contando as desventuras de cinco artistas que vivenciam aventuras divertidas e mirabolantes. Numa trajetória de sonhos e de magia, os intrépidos andarilhos vão passar por experiências transformadoras, tanto para eles quanto para o público, em uma mistura surpreendente de imagem, luz e efeitos.

Local: Praça da Matriz

Horário: 21h


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

Respiração + - Gabinete 3 /DF

Sinopse - Dois performers mudam o tempo. O ritmo da respiração em suspenso. A provocação beckettiana ligada ao movimento dos performers leva ao limite as possibilidades do corpo.

Local: Praça da Matriz

Horário: 10h e 17h45


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

La Truc - Passarela de ImaginaSom - Performer Cyril Hernandez

Espetáculo Internacional - França

Sinopse – O espetáculo é uma festa para os ouvidos. Uma mistura de música, dança, teatro e linguagem eletrônica, numa apresentação itinerante com diversas instalações sonoras espalhadas pelo trajeto. A apresentação conta com “os calderofones de pratos” e com "o carrinho de pipoca eletrônico". A sonoridade da água servirá de material para a experimentação sonora do artista, em uma semi-esfera instalada na rua, denominada Eau-Là.

Local: saído da Praça do Carmo

Horário: 10h30 e 17h


Performances convidadas

Dia 18 - sexta-feira

Cia. Séria - Terapia Pública/RJ

Coletivo Teatro da Margem - Corpos que ficam/MG

Anti-Cia de Teatro - Buk na Rua/RJ

Chilli - A Viagem de Chilli/RJ

Cia. Chegança – 20”: Hominem Bombus/MA

Grupo de Lá Pra Cá – Entreâmbicos/RJ

Horácio Storani – Lá do Alto – Intervenção nas Alturas/RJ

Jiddu Saldanha - A Mala da Fama/RJ

Cia. Cabeça Oca - O Homem que Calculava/RJ

Trio de Janeiro – IntervenSom/RJ

Local: Centro

Horário: 13 às 16h


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

Se Essa Rua fosse Minha - Palco Cia. de Teatro

Sinopse - No espetáculo, “Teresinha de Jesus”, “Pai Francisco” e “Alecrim Dourado” (extraídos do folclore infantil) são três personagens “brincantes”, com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar. Enquanto brincam, tecem reflexões e comentários sobre a vida, e, sobre a experiência única que é crescer.

Local: Praça do Porto

Horário: 16H


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

O Vaqueiro que não sabia Mentir - Grupo Teatral Cutucurim

Sinopse - O ganancioso Fazendeiro Sebastião aposta com o Fazendeiro Euzébio um saco de dinheiro que irá fazer o seu fiel Vaqueiro Chico, que não mente, contar uma mentira braba. Sebastião e sua filha armam um plano, fazendo com que Chico se apaixone por ela e mate o Boi Barroso, de estimação do seu patrão. Acreditando que irá mentir quando o patrão perguntar.

Local: Praça da Matriz

Horário: 20h


Mostra Oficial

Dia 18 - sexta-feira

Manuela e o Boto - Grupo Experimental de Teatro Vivarte – Rio Branco/AC

Sinopse - Manuela, menina vaidosa, mas de muita simplicidade, de um Seringal, vive a espera de seu príncipe encantado. Numa noite de luar, Manuela encontra um moço encantado em boto e se apaixona. Ao contrario da lenda, em que o rapaz é um boto, ele foi enfeitiçado depois de um naufrágio e perdera a família. O rio o salvou, transformando-o em um de seus  habitantes.

Local: Praça da Matriz

Horário: 22h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

O Salto - Cia. Será o Benedito!?/RJ

Sinopse - O Palhaço Migué Bruguelo Ditoefeito, personagem que tem no seu nome a síntese do espírito e malevolência do Brasil, anuncia que vai dar três saltos de os olhos vendados, sem tirar o pé do banco. Mas até que se prepare tudo pode acontecer,  inclusive cumprir com o prometido.

Local: Praça do Porto

Horário: 10h


Mesa de bate-papo

Dia 19 - sábado

O Teatro de Rua e a Questão Social”

Prof. Dr. Narciso Telles – UFU/MG

Ator, Diretor e Palhaço Carlos Biaggioli - Rocokós/SP

Ator e Diretor Luiz Carlos Vasconcelos – Piolim/PB

Mediador: Jornalista e Mestranda Edinamária Mendonça – PPG-MS/UNIRIO

Local: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

Horário: 11h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

Café Pequeno da Silva e Psiu - Grupo Off-Sina/RJ

Sinopse - Café Pequeno chega a um circo sem lona, cantando com a sua inseparável vassoura. O “apresuntador” não aparece e o palhaço tem que fazer o espetáculo sozinho. Ele resolve varrer o picadeiro e ensaiar o público com placas onde se lê: aplausos, gritos, gargalhadas, silêncio e finalmente, bom espetáculo.

Local: Praça do Porto

Horário: 16h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

A Comédia de Arlequim&mirandolina - Carrera Gomlevsky/RJ

Sinopse – Tem como objetivo revisitar o estilo da Commedia dellÁrte que, desde o seu surgimento, na Itália, no século XVI, é uma referência fundamental na construção da história do teatro ocidental. O foco é o trabalho do ator, já que o gênero nasceu em tablados improvisados em praças.

Local: Praça da Matriz

Horário: 18h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

O Espetáculo não Pode Parar!!!”

Quintal do Circo /ANGRA dos REIS.

Sinopse - O sonho, a magia e o encanto do circo, movem um palhaço. Com seu humilde picadeiro, guardado dentro do seu “calhambike”, percorre ruas e praças em busca da platéia. Quando a encontra, o espetáculo acontece através da fantasia e da inocência, apresentando uma seqüência de números com músicas, danças mágicas, truques e malabarismos.

Local: Praça do Carmo

Horário: 20h


Mostra Oficial

Dia 19 - sábado

A Brava - Brava Companhia/SP

Sinopse - Uma jovem camponesa, em 1429, segue “vozes” e atravessa parte da França para convencer o rei a guerrear contra a Inglaterra. Foi qualificada das formas mais diversas: desde donzela, como ela mesma se intitulou, até prostituta, apelido lhe dado pelo oposto da guerra. Morreu como herege, mas no século XX, virou santa, e depois foi considerada libertária.

Local: Praça do Porto

Horário: 22h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

Lançamento de Livros com bate-papo

Grupos Ta na Rua/RJ e Teatro Popular União Olho Vivo/SP.

Diretor: César Vieira – Teatro Popular União e Olho Vivo.

Produtor e Pesquisadora: Liko Turle e Jussara Trindade Medeiros – Tá na Rua

Local: Centro Cultural Theóphilo Massad

Horário: 11h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

Barbosinha Futebó Crubi: uma história de Adonirans - Teatro Popular União Olho Vivo/SP

Sinopse - Uma peça teatral que através de um jogo de futebol narra a luta do compositor paulista Adoniran Barbosa em prol da música popular brasileira.

Local: Praça do Porto

Horário: 17h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

A Farsa do Pão e Circo - Grupo Teatro de Caretas/CE

Sinopse - é inspirado no entremeio “Todo mundo e ninguém”, do auto secular de Gil Vicente que faz uma série de considerações sobre a moral humana e o universo do artista de rua.

Local: Praça da Matriz

Horário: 20h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

Medéa - Grupo Teatro Meio Fio/RJ

Sinopse - O que acontece quando não se tem mais nada a perder? Quando frustração e opressão tomam forma de revolta? É chegada a hora de resolver a terra infértil da moral. O ato terrível da vingança é irreversível: a desesperada Medéa vai enterrar seu punhal na carne macia e tenra de seus filhos.

Local: Praça Guarda Marinha Grenhalg (em frente ao Teatro Municipal)

Horário: 21h


Mostra Oficial

Dia 20 - Domingo

Rio chora, Chora Rio - Cia. da Lua/ANGRA

Sinopse - Cia. da Lua sai em procissão pelas ruas da cidade, com velas, sinos e entoando uma ladainha que clama pelos rios. O público acompanha emociona-se, transporta-se ao passado com saudosismo e seguindo o grupo melodiosamente cantam junto fazendo uma notável homenagem.

Local: Aterro do São Bento

Horário: 22h


Mostra Oficial

Dia 21 - segunda-feira

A Incrível Viagem da Família Aço - Cia. Entreato/RJ

Sinopse – Pelo folclore brasileiro, a Cia. Entreato - vencedora de diversos prêmios – exibe um espetáculo para criança, mas que os adultos adoram.

Local: Praça do Carmo

Horário: 17h


Mostra Oficial

Dia 21 - segunda-feira

Eh Boi! - Teatro Kabana/MG

Sinopse - Ao som de caixas, violas, pandeiros e inebriado pela folia, o Grupo Kabana pede licença aos poetas do cordel, aos vaqueiros e seus melancólicos aboios e aos cantadores do sertão para cantar o BOI. Um espetáculo de teatro de rua, inspirado em folguedos populares brasileiros em que o boi é amplamente cultuado e reverenciado.

Local: Praça do Porto

Horário: 17h


Mostra Oficial

Dia 21 - segunda-feira

Deus e o Diabo na Terra de Miséria

Oigalê – Cooperativa de Artistas teatrais de Porto Alegre/RS

Sinopse - Livre adaptação do Capítulo XXI do livro "Dom Segundo Sombra" de Ricardo Güiraldes para o teatro de rua, mais conhecido como Ferreiro e a Morte. “Deus e o Diabo” é um causo que vira teatro, trova, rima e música. Uma farsa gaudéria que conta como a miséria ficou espalhada pelo mundo.

Local: Praça da Matriz

Horário: 20h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: Contando Estórias - Cia. Álacre

Sinopse - Um rei, um lenhador que é médico, uma princesa que não fala, um coelho, três crianças, uma fada do dente, um rabugento, uma menina, uma apresentadora; num lugar que é programa de televisão, é floresta, é castelo e é uma praça... a história se mistura em outra história, a verdade se mistura com a imaginação.

Dia 15 - terça-feira

Local: Serra D‘água

Horário: 10h

Dia 16 - quarta-feira

Local: Gamboa

Horário: 10h

Local: Perequê

Horário: 15h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: O Auto do Trabalhador - Grupo Teatral Cutucurim

Sinopse - Casal de nordestinos recebe a visita do anjo carteiro, que anuncia à esposa Maria sua gravidez. Com seu esposo José, ela vai para o Rio de Janeiro. São revistados por policiais e pedem permissão a bandidos para subirem à favela, onde moram os primos Isabel e Zacarias. Sem emprego, Maria, tem o filho na fila do INSS. A mistura de símbolos com fatos atuais.

Dia 15 - terça-feira

Local: Campo Belo

Horário: 18h

Dia 16 - quarta-feira

Local: Frade

Horário: 20h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: Quem ri por último...

Cia. Os Palhaçologistas

Sinopse - Quem já não fez uma brincadeira de mau gosto? É assim que o espetáculo começa... Criando com isso muita confusão e a partir daí tem-se a prova de uma verdadeira amizade. É na simplicidade do espetáculo que, Empadinha (Silvana Libório) e Cotonete (Fernando Nelis) envolvem o público em uma atmosfera de alegria.

Dia 15 - terça-feira

Local: Vila do Abraão

Horário: 10h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: “3 em 1” - Trupe do Descoco

Sinopse - O espetáculo mostra como é importante e fácil ficarmos “tranqüilões” no nosso papel de cidadão no mundo de hoje.

Dia 15 - terça-feira

Local: Vila Nova

Horário: 17h

Local: Areal

Horário: 20h

Dia 16 - quarta-feira

Local: Ariró

Horário: 16h

Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: Viagem à baía dos Reis - Cia. da Lua

Sinopse - O espetáculo conta de maneira alegre e descontraída os principais fatos, as lendas e o folclore de Angra dos Reis, que completou 506 Anos no dia 6 de janeiro de 2008.

Dia 15 - terça-feira

Local: Enseada

Horário: 10h

Dia 16 - quarta-feira

Local: Camorim

Horário: 10h


Circuito Cultural

Espetáculos com grupos de Angra em 21 comunidades do município.

Espetáculo: Por que a Noiva Botou o Noivo na Justiça - Cia. Fábrika do Entretenimento

Sinopse - A noiva sonha com o casamento e uma vida feliz. Faz simpatias, promessas, jejum e macumba. Assim, arranja marido, casa-se e vem a decepção... O noivo sempre teve dúvidas, pois a parteira não soube dizer seu sexo. Virou rapaz e casou-se com uma linda moça, mas com o casamento veio a grande descoberta: ele não gostava de mulher. 

Dia 15 – terça-feira

Local: Bracuhy

Horário: 10h


Oficina aberta

Dias: 17, 18 e 19

* Técnicas Circense

Local: Lona no Cais de Santa Luzia

Horários: 8 às 11h e 14 às 17h


Oficinas para artistas e arte educadores

Dias: 13, 19, 20 e 21

*Maquiagem – Marcelo Andriotti

Local: Convento São Bernardino de Sena

Horário: 13 às 16h


Oficinas para artistas e arte educadores

Dias: 19, 20 e 21/04

*Cenário e Figurino – Neyva Santiago

Local: Centro Cultural Theóphilo Massad

Horário: 13 às 16h


Oficinas para artistas e arte educadores

Dias: 20 e 21/04

*Cia. Bonecos Urbanos – Rubinho Louzada e Eduardo Alves

Local: Casa da Cultura Poeta Brasil dos Reis

Horário: 13 às 16h



Curadoria: Michelle Cabral


Secretarias relacionadas: