Quase vinte anos após o último recadastramento para licença da pesca da sardinha, a Prefeitura através da Secretaria de Pesca do Município conseguiu junto À SEAP - Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, 18 licenças para barcos pesqueiros de Angra voltarem a trabalhar.
A decisão aconteceu durante uma reunião em Brasília nesta segunda-feira com a participação do Subsecretário de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca, Karim Bacha; do Secretário de Pesca de Angra dos Reis, Humberto Martins e representantes da Colônia de Pesca C17 e do Sindicato dos Produtores de Pesca da Baía da Ilha Grande - SINPEBIG.
As licenças foram conseguidas através de permutas após a Secretaria de Pesca sugerir à SEAP, um levantamento das embarcações “licenciadas” que estariam fora de atividade. Através de Decreto da SEAP e de análise junto ao IBAMA e à Capitania dos Portos, foram identificadas 13 embarcações licenciadas fora de atuação. Essas licenças foram canceladas e estão sendo repassadas agora a outras 13 embarcações que aguardavam a permissão para retomar a atividade de pesca da sardinha. Outras cinco embarcações que estavam com o processo de permuta em andamento estão tendo suas licenças aprovadas somando 18 embarcações licenciadas. Ainda há outras três embarcações aguardando parecer favorável do Departamento Jurídico da SEAP por conta de seus requerimentos indeferidos em 1994 para receberam suas licenças. As licenças conquistadas irão beneficiar cerca de 300 famílias de pescadores do município.
O último recadastramento realizado pelo IBAMA aconteceu em 1989 com licença até 1994. De lá pra cá, não houveram mais licenças para embarcações de pesca controlada da Sardinha. Um levantamento da Prefeitura apontou 46 embarcações sem permissão para a atividade. Desse número, cinco embarcações conseguiram suas licenças através de permutas e outras três embarcações deixaram a atividade. Das 38 embarcações sem licença, restam agora apenas 20 aguardando uma definição que segundo o Secretário Humberto Martins deverá ocorrer em junho durante reunião do Comitê Gestor da Sardinha.
Angra dos Reis é o maior produtor de sardinha do Estado. Em 2007, a atividade pesqueira produziu 20 mil toneladas de pescado, sendo 12 mil toneladas de sardinha, 4,5 mil toneladas de corvina e o restante de outras espécies.