Atenção básica em saúde é elogiada

Números de casos diminuem. Secretário Estadual de Saúde elogia atendimento dos pacientes em Angra

Quarta-Feira, 09/04/2008 | .

Para facilitar e agilizar a identificação de possíveis   focos do mosquito transmissor da dengue, a princípio nas regiões com maior número de casos suspeitos da doença, a Prefeitura   vai montar tendas com dois   funcionários da Secretaria de Saúde e   dois   homens do Corpo de Bombeiros. As duas primeiras tendas irão funcionar no Campo da Porteira e na Nova Angra. Qualquer pessoa pode se dirigir ao local e informar locais onde existam possíveis focos do Aedes aegypti.
            Além das tendas, os telefones 3377.7808 e 3377.9840, continuam funcionando para receber denuncias e solicitações   de vistorias do pessoal de Combate à Dengue. Só o Disque Dengue já recebeu 1.359 solicitações que já foram atendidas. Para conscientizar a população a Defesa Civil Municipal realizou   19 palestras de conscientização em escolas e associações de moradores.
            Além disso, desde que o combate à doença foi intensificado, os funcionários da Secretaria de Saúde, com a ajuda dos homens da Defesa Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Brigada de Voluntários da Eletronuclear e da Subsecretaria de Serviços Públicos, já vetaram 1.563 caixas d‘água e visitaram 188 pontos estratégicos, como oficinas e borracharias.
            Também foram   visitados 24.938 domicílios. As Equipes de Pendências conseguiram inspecionar 1.391 imóveis em diversos bairros, que não puderam ser vistoriadas durante as visitas domiciliares ou porque estavam fechadas ou porque os moradores não permitiram. Os moradores das casas onde são encontrados focos estão sendo notificados, em caso de reincidência pode haver multa. Até agora foram expedidas 129   intimações.
            O   fumacê foi realizado em 28 localidades, num total de 644 quarteirões cobertos, isso só nas áreas consideradas prioritárias,   onde a incidência de casos suspeitos é maior. Nos demais bairros do município foram realizadas 421 visitas do fumacê. Este trabalho vem sendo feito em cinco veículos, três da Secretaria de Saúde, um da Defesa Civil e um do Governo do Estado   e em cinco maquinas costais também da Secretaria de Saúde.
            Essa série de medidas já começou a surtir efeito. O número de casos notificados de Dengue caiu cerca de 30% em um semana. Da semana retrasada até a passada o município registrou cerca de mil notificações de suspeitas de dengue. Da semana passada até está segunda-feira, dia 07, o número de notificações caiu para cerca de 700 casos. Até agora foram notificados 4.790 casos de dengue. Dessas notificações 701 foram confirmados e 151 descartados.
            O Centro de Hidratação, instalado no prédio do CEA, na Praia da Chácara, com 40 leitos, podendo chegar a 50, recebeu até às 17h dessa quarta-feira, dia 09, apenas 27 pacientes. Os demais Centros, instados no Serviço de Pronto Atendimento Adulto e Infantil, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e no Posto de Saúde da Japuíba, continuam funcionando   em sistema 24h, com 55 leitos. Todos sem alcançar a ocupação máxima.
            Para minimizar o sofrimento dos pacientes o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE),   está distribuindo água potável e soro caseiro para as pessoas que aguardam atendimento. Com isso elas já recebem hidratação antes do As crianças que precisam ficar no soro no período noturno estão recebendo lanche. 
            Além dos Centros, todas as unidades de saúde do município estão prontas para atender os casos de dengue. Os Centros de Hidratação   foram instalados para dar mais conforto aos pacientes e para que os demais serviços da rede continuem sendo realizados normalmente.
            O secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, elogiou   esse serviço de atenção básica. Segundo ele, a atenção básica é fator responsável pelo baixo índice de letalidade por dengue em Angra, que no Rio de Janeiro já alcançou a casa dos 20%, vinte vezes maior do que aceitado pela Organização Mundial de Saúde. Para Sérgio Côrtes Angra dos Reis é um exemplo no atendimento de atenção básica em saúde.
           

Secretarias relacionadas: