A Prefeitura deu início hoje à demolição do prédio do Mercado Municipal localizado na Praça Duque de Caxias no centro da cidade. A demolição faz parte de uma das etapas do projeto de revitalização do entorno da Casa Larangeiras. O projeto de revitalização da área inclui a reforma e recuperação do sobrado histórico e do Mercado do Peixe, que estão em execução, além da transformação da área do Mercado Municipal em um espaço de lazer e entretenimento. No local serão instalados um novo mobiliário urbano, com cabines telefônicas, banca de jornal e iluminação adequada.
O Mercado Municipal, conhecido popularmente como “Mercado Quadrado”, já não cumpre sua função inicial que era o comércio de frutas, legumes, verduras e outros. Construído na década de 60 e com menos da metade de sua área ocupada, sua demolição abrirá espaço para a perspectiva do novo conjunto arquitetônico.
O prédio principal da Casa Larangeiras será transformado em um Centro Cultural, e o antigo depósito que já foi demolido vai abrigar um pavilhão gastronômico e de comércio de pescado, para onde irão as bancas que funcionavam no Mercado Quadrado.
A desocupação do Mercado Municipal começou ontem, dia 08, com auxílio das Secretarias de Meio Ambiente, Pesca, Obras e do Serviço público oferecendo todo suporte para que a retirada dos objetos fosse feita sem transtornos. Para isso, a Prefeitura disponibilizou um caminhão muque, uma caminhonete e uma Kombi, além de pessoal para facilitar o trabalho.
A demolição do prédio será feita de forma cautelosa para não causar danos à estrutura do sobrado histórico da Casa Larangeiras que fica ao lado do Mercado Municipal. Nesta quarta-feira, dia 9, foram retirados portas, janelas, grades e parte do telhado. O prédio já está interditado e não há mais nenhuma atividade no local.
As bancas de comércio de peixe que eram do Mercado Redondo (que está em obras), e as que eram do Mercado Municipal, passarão a partir de amanhã a funcionar em tendas disponibilizadas pela Secretaria de Pesca. As tendas estão instaladas no Cais de Santa Luzia. A venda do pescado será feita nas tendas provisoriamente até o fim da reforma do “Mercado Redondo”.