A Prefeitura está dando prosseguimento, através do Programa Comunidades de Angra, a diversas ações no Morro da Fortaleza no período de 07 a 11 de abril em mais uma Semana de Consciência Ambiental. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Integração Governamental realiza ações diárias, de 9h às 16h, que se integram aos serviços de rotina da Prefeitura. Entre as ações executadas estão serviços como: capina, varrição e limpeza das valas; mobilização da vigilância sanitária e mobilizadores ambientais (ordenamento e orientação do descarte dos resíduos sólidos - lixo); distribuição de material educativo para coleta de caramujo e cadastro de animais para castração; desratização das residências; plantão SAAE com orientação sobre a água e reparos na rede de esgoto e remoção de entulho, além de ações de combate à dengue.
Hoje, haverá na comunidade do Morro da Fortaleza, uma palestra com o tema Dengue e Caramujo. A palestra será às 19h na residência de José Plácido, o Canjica, no número 476 que fica no alto do morro.
A mobilização conta com a participação de oito Secretarias da Prefeitura. Integração Governamental, Saúde, Ação social, Obras, Habitação e Serviços Públicos, Meio Ambiente, Defesa Civil, SAAE e FUSAR. Durante toda a semana, as atividades serão acompanhadas pelo Comitê de Trabalho formado por moradores e representantes da Prefeitura de Angra. O Programa tem por objetivo, discutir e realizar, junto à comunidade, obras e um cronograma prioritário para os bairros, reforçando as ações de cidadania que visam a transformação do espaço urbano. A Semana de Conscientização Ambiental visa trazer melhorias para a comunidade e sobretudo informar a população sobre a importância de preservar tais ações que são de interesse de todos. As próximas ações da Semana de Consciência Ambiental acontecerão no Monte castelo e Morro do tatu, comunidades que aderiram ao Programa Comunidades de Angra.
O Coordenador da Equipe de Mobilização Ambiental Fábio Jordão, é o responsável pelo ordenamento do descarte do lixo, que tem sido uma das principais dificuldades do Programa. - É preciso transformar o descarte do lixo, conscientizar os moradores e imprimir regras básicas como hora, local e acondicionamento para o descarte correto do lixo - Explica. Em locais como o Morro da Fortaleza onde existe o gari comunitário, a recomendação é que os moradores façam o descarte do lixo em sacos plásticos bem fechados, uma hora antes da coleta, na porta das casas, de 7h às 8h. Nos pontos de coleta, como o da Rua da Fortaleza, o descarte pode ser feito de 7h às 10h. A coleta do lixo no Morro da Fortaleza é feita às terças, quintas e sábados.
PROGRAMAÇÃO
Dia 09 de abril
9h às 16h
-
Dia D Dengue
-
Plantão Defesa Civil (vistoria de residências e muros, e poda de árvores)
19h
-
Palestra: Defesa Civil - Primeiros Socorros
Dia 10 de abril
9h às 16h
-
Controle de diabetes e hipertensão
-
Orientações de Saúde Oral
19h
-
Implantação da cartilha do idoso
Dia 11 de abril
14h
-
Oficina de Sabão com Óleo Usado
19h
-
Palestra: Ordenamento do descarte dos Resíduos Sólidos
- Coquetel de encerramento