Dando prosseguimento às ações que visam a legalização e fortalecimento dos serviços turísticos de Angra dos Reis, a Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Turismo, TurisAngra, realizou reunião na tarde de quarta-feira, dia 2, no Centro Cultural, Theóphilo Massad.
A reunião foi coordenada pela Diretora Executiva da TurisAngra Cristiane Brasil e contou com as participações do diretor da TurisRio, Sérgio Mello, do gerente de atendimento do Banco do Brasil, Paulo Roberto Silva do Nascimento e do gerente de Relacionamento da Caixa Econômica Federal, Milton Rosa Rodrigues.
O objetivo do encontro foi unir esforços para estimular as empresas que trabalham com todos os segmentos do turismo no Município, tanto as sociedades empresarias e simples como empresários individuais a efetuarem o Cadastramento no Ministério do Turismo- MTur- (regulamentado pelo Decreto 5.506 de 30 de março de 2005) e consequentemente fortalecer todo o setor, gerando oferta, criando demandas e obtendo vantagens sendo uma delas a abertura de linhas de crédito no Banco do Brasil e na Caixa Econômica.
A Prefeitura de Angra já vem periodicamente realizando encontros como este com os operadores de turismo alertando-os para a necessidade de efetuarem o cadastramento turístico. Cristiane Brasil lembra que o cadastramento federal no MTur abrange todos os segmentos, como meios de hospedagens, agências de turismo, transportadores, parques temáticos, organizadores de convenções, congressos, feiras, exposições e demais prestadores de serviços turísticos. Lembra também que os proprietários dos meios de hospedagem têm também a opção de fazerem o Cadastramento Estadual ( Lei 4.767, de 24 de maio de 2006) específico para esta atividade e que também tem a mesma validade.
Com o cadastramento tanto no MTur como no âmbito estadual os governos federal, estadual e municipal e todos os interessados nos serviços ofertados poderão melhor identificar em nossa região os tipos de prestadores de serviços, reconhecer suas atividades e conhecer o perfil e padrão dos serviços prestados.
Cristiane lembra também que os cadastrados ganham inúmeras vantagens como espaço nos sites da TurisRio e do MTur, participação em roteiros, possibilidades de capacitação , uso de símbolos oficiais para identificação, acesso a fontes de recursos e principalmente participação em programas e em políticas de incentivo e fomento ao turismo.
Para se cadastrar tanto no MTur como no âmbito estadual é necessário apresentar CNPJ, Alvará e Contrato Social. Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (21) 22207213, 25447628 e 22150011 nos ramais 106, 107 e 10. Podem também procurar a Fundação de Turismo de Angra, na Avenida Júlio Maria.