Distribuição de mudas

Secretaria de Agricultura distribui 20 mil mudas de palmito nos meses de fevereiro e março.

Quarta-Feira, 02/04/2008 | .

 

A Prefeitura de Angra através da Secretaria de Agricultura está dando continuidade ao programa de distribuição de mudas de palmito pupunha e açaí aos produtores rurais do município. Só nos meses de fevereiro e março, a Secretaria de Agricultura contabilizou o repasse de 20 mil mudas de palmito que são oferecidas gratuitamente aos produtores cadastrados. Além da distribuição das mudas, a Prefeitura oferece aos produtores rurais todo suporte técnico necessário como palestras e cursos de extensão rural. A assistência técnica garante ao produtor orientações de manejo e plantio, colheita e até acompanhamento na hora de comercializar o produto. Quando cadastrados e inscritos na Secretaria de Agricultura, os produtores contam ainda com o serviço de análise de solo e sessões de calcário e fertilizantes oferecidos como incentivo à cultura do palmito pupunha.

Como foi dito pelo chefe de Gabinete João Massad durante o I Seminário de Política de Desenvolvimento Sustentável para a Agricultura realizado em março, o prefeito Fernando Jordão não tem poupado esforços para promover programas que incentivem o desenvolvimento sustentável da agricultura na região. Com o incentivo da prefeitura, o município é hoje o maior produtor de palmito no Estado com 1 milhão de pés e cerca de 200 produtores. Tão importante quanto o desenvolvimento econômico gerado para o município, o produto alternativo de cultivo vem freando a exploração extrativa do palmito Jussara cuja extração é ilegal por se tratar de uma planta nativa da mata Atlântica de difícil recomposição na natureza.

A Secretaria de Agricultura espera uma safra recorde de palmito pupunha para o biênio 2008/2009 com a produção de 100 mil mudas contra 60 mil produzidas entre 2007 e 2008. Os produtores cadastrados no programa têm suas propriedades analisadas e guardadas as devidas proporções, a Secretaria de Agricultura determina a distribuição do palmito com limite máximo de 500 mudas por produtor.

Secretarias relacionadas: