O Secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, esteve em Angra nesta terça-feira, dia 01, acompanhando os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Angra para conter o avanço da dengue e tratar as pessoas que vêm apresentando os sintomas. Ele se disse muito bem impressionado com as ações adotadas pelo município e atendeu de pronto uma série de reivindicações encaminhadas pelo Prefeito Fernando Jordão, entre elas o fornecimento de cadeiras para hidratação. A Casas Bahia também entrou nessa luta e irá fornecer 100 cadeiras, que após o surto da dengue, serão doadas para entidades filantrópicas, de acordo com a orientação da Secretaria Municipal de Ação Social. Com isso será possível transformar o Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, num grande centro de hidratação, que será entregue à população nesta sexta-feira dia 4.
Sérgio Côrtes voltou a elogiar a estrutura existente na saúde de Angra, bem como a cobertura a atenção básica, mencionando, inclusive, o trabalho desenvolvido pelos ESF’s. Ele falou que o Estado pode suprir o município de alguns itens para o aperfeiçoamento do atendimento, mas não dispõe de profissionais para suprir a demanda existente.
- Sabíamos que estávamos trabalhando com muito afinco, mas é sempre bom ouvir elogios de um homem experiente como o Secretário Sérgio Côrtes. Ele aprovou as medidas adotadas e está nos apoiando. Ele disponibilizou todos os meios que estavam à sua altura para que intensificássemos nosso trabalho e amenizássemos o sofrimento dos doentes – ressaltou o Prefeito Fernando Jordão.
A descrição detalhada do que está sendo feito, bem como da estrutura montada, incluindo os leitos criados para hidratação, puderam ser verificadas de perto pelo Secretário Estadual que visitou o CEM – Centro de Especialidades Médicas, no Centro, onde foram criados leitos para adultos e crianças, visando a hidratação.
Diante do quadro, o Secretário se prontificou a fornecer imediatamente 50 cadeiras destinadas à hidratação. Esse número poderá chegar a 100 caso aumente a demanda. Além disso, ele se comprometeu a ministrar um curso de capacitação em atendimento à dengue para os pediatras, técnicos de enfermagem e enfermeiros, e treinamento específico para os 50 agentes de controle de vetores recém contratados pela Prefeitura. O Estado deverá fornecer todos os insumos destinados à hidratação.
- Estou impressionado. Aqui há todas as condições necessárias para que as pessoas sejam atendidas dignamente. Só é preciso adequar as instalações. Faço questão de estar aqui na abertura dos trabalhos – declarou o Secretário Estadual.
Para incrementar o trabalho preventivo, de combate aos focos de mosquito, deverá ser implementado um sistema de denúncia através do número “199”, para que a população possa avisar às autoridades sobre a existência de possíveis focos. A população poderá entrar em contato também através do site www.riocontraadengue.com.br. O Corpo de Bombeiros disponibilizará 100 homens para esse trabalho.
O maior problema encontrado na Grande Japuíba continua sendo as caixas d’água descobertas. A Prefeitura já instalou mais de 680 coberturas, adquiridas pelo Município, mas a demanda continua grande. O Prefeito, então, solicitou que o Estado fornecesse essas coberturas, e o Secretário liberou 5000 peças, que deverão chegar ainda esta semana. Essas coberturas continuarão a ser instaladas pela Defesa Civil Municipal, em parceria com os membros do Corpo de Bombeiros.
O trabalho dos fumacês também será reforçado. Três viaturas já equipadas com os fumacês serão enviadas ao município, provavelmente ainda esta semana. Além disso, o Estado está estudando a possibilidade de fornecer 8 aparelhos costais (portáteis) para atender as áreas de difícil acesso, como os morros.
Uma ambulância do SAMU será enviada pelo Estado para atender ao Centro de Hidratação que será instalado no CEA. Essa unidade deverá desafogar as demais unidades de saúde do município. Inicialmente, os pacientes passarão por uma triagem nas unidades de saúde e de lá, se necessário, serão trazidos para o Centro, onde receberão os cuidados necessários.
Também a pedido da Prefeitura, um ônibus do Hemorio para coleta de sangue nos bairros deverá estar no município nos próximos dias. A regularização do estoque de sangue também será feito através do contato com o Hemorio que deverá fornecer plaquetas e sangue.
O Prefeito Fernando Jordão recebeu no Salão Nobre, além do Secretário Sérgio Cortes, o Coronel Pedro Marco, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio; Vítor Berbara, Superintendente da Vigilância Sanitária do Estado, e o Coronel Suarez, Superintendente de Urgência e Emergência.