Olimpíadas da Mulher

Olimpíadas da Mulher encerram Mês da Mulher em Angra

Segunda-Feira, 31/03/2008 | .

 

A VIII Olimpíadas da Mulher realizada neste sábado, dia 29, na Praia do Anil, encerrou as atividades alusivas ao Mês da Mulher em Angra dos Reis. Assim como acontece todos os anos a primeira-dama e secretária de Ação Social, Célia Jordão, promove em março o Mês da Mulher, que reúne uma série de eventos alusivos ao dia 8, Dia Internacional da Mulher. Ao longo mês foram diversas atividades como, palestras educativas, formatura das alunas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), apresentação das Meninas Cantoras de Petrópolis, Noite Solene no Teatro Municipal e Jantar de Confraternização que culminou com a tradicional competição

As bandas Corporação Musical Octácilio Nunes (COMON), do Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro e a Corporação Musical Arthur Vargas (COMAV), do CEAV, animaram as olimpíadas. Para refrescar o calor o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), distribuiu água gelada e potável para a mulherada que se aqueceu sob a batuta da Professora Eliane.

Foram oito equipes: Câmara Municipal, Executivo, CRAS, Donas do Tempo, Cidadania, Belém, Verolme e ABC, que disputaram provas de volei, corrida, corrida de saco, peteca, cabo de guerra e arrecadação de alimentos não perecíveis. A equipe vencedora dos competições esportivas foi a do Belém. Ao todo foram arrecadados dois mil quilos de alimentos que serão distribuídos à famílias carentes dos bairros das equipes que participaram do evento.



História do Dia Internacional da Mulher


O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado oficialmente pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, do ano de 1857, 130 operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16h por dia para 10h. As operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e as mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

Secretarias relacionadas: