Em visita à Vila do Abraão, na Ilha Grande, na tarde desta sexta-feira, dia 28, o governador Sérgio Cabral entregou ao prefeito Fernando Jordão a Licença Ambiental do Esgotamento Sanitário do Grande Centro, que vai do bairro São Bento ao bairro Marinas. De posse do documento o diretor executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Alberto Marcatti, abrirá a Concorrência Pública para execução da obra que vai beneficiar 45 mil pessoas com coleta e tratamento de esgoto. Se tudo correr dentro do previsto a obra vai começar em 60 dias.
Acompanhados dos vereadores Fiote, Marco Aurélio Vargas, Odir Plácido e Conceição Rabha, além de diversos secretários de governo, como o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Ricardo Tabet, Fernando Jordão comemorou a liberação da Licença Ambiental da obra. Ele lembrou que com a liberação do documento Sérgio Cabral estava ajudando a democratizar o acesso à praia em Angra dos Reis, já que a despoluição da Praia do Anil faz parte do Projeto de Saneamento do Grande Centro.
- O governador está ajudando a devolver a Praia do Anil ao povo de Angra dos Reis, - observou Fernando Jordão que aproveitou a ocasião para pedir uma reunião do Governador e do presidente da CEDAE, Wagner Victer, com ele com os 11 vereadores da Câmara Municipal. A pauta da reunião será a situação da CEDAE em Angra dos Reis.
Mas essa não foi a única novidade que trouxe o governador a Angra dos Reis. Ele veio dar mais um passo para transformar a Ilha Grande em mais que um patrimônio natural, mas também em um destino turístico importante não só do Estado como do país. Acompanhado do secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc; do presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), André Ilha e da presidente da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (SERLA), Marilene Ramos, Sérgio Cabral assinou uma parceria com a Prefeitura para a construção de 4 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), na Ilha Grande.
O secretário Estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, explicou que três estações serão construídas no Proveta, Saco do Céu e Praia Grande de Araçatiba. A quarta estação é da Vila do Abraão, que já existe, ma será reformada e ampliada para dobrar sua capacidade de atendimento à população. O projeto incluí ainda toda a capitação de água e esgoto dessas localidades.
A Prefeitura entrará com os terrenos para a construção das ETE‘s, os projetos das obras e com os 20% da verba necessária para sua execução, R$ 800mil. O governo do Estado entrará com os 80% restantes. Segundo Carlos Minc, a verba virá do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) e licitação das obras irá acontecer no dia 24 de abril. Minc elogiou a postura do prefeito Fernando Jordão de sempre buscar parcerias em prol da melhoria da qualidade de vida em Angra dos Reis.
- Queria que outros prefeitos do Estado fossem tão parceiros como o prefeito Fernando Jordão na hora de buscar melhorias para suas cidades, - destacou o secretário Estadual de Meio Ambiente.
Durante a visita o governador Sérgio Cabral também inaugurou na Vila do Abraão o Projeto Caminhos Geológicos , instalado no Centro de Visitantes do IEF. O projeto é composto de painéis que conta a história geológica da Ilha. Além disso, os funcionários do IEF ganharam novos uniformes, foram adquiridos equipamentos de combate a incêndio e aconteceu a criação pioneira do 1º Destacamento do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros, que tem sede no Alto da Boa Vista no Rio de Janeiro. O Destacamento da Ilha Grande tem um efetivo de 29 homens e estará sob o comando da Tenente Fabiana Ferreira Cruz.
Todas essas ações na Ilha Grande fazem parte da primeira fase do Projeto de Revitalização do Parque Estadual da Ilha Grande. Essa revitalização teve início em fevereiro do ano passado com ampliação da área protegida de 5,6 mil para 12 mil hectares.