Centro de Hidratação

Prefeitura monta Centro de Hidratação para pacientes com dengue

Quinta-Feira, 27/03/2008 | .

 Além de intensificar os trabalhos de combate mosquito Aedes aegypte em todo o município, principalmente na grande Japuiba onde se concentra o maior número de casos confirmados de Dengue, nesta quinta, dia 27, a Prefeitura montou um Centro de Hidratação no Centro de Especialidades Médicas (CEM), antigo PAM, no Centro da cidade. Com 10 leitos o Centro vai receber os pacientes nas primeiras 24 ou 48 horas do aparecimento dos sintomas da doença.

A subsecretaria de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Catarina Nascimento, explicou passadas as 24 ou 48 horas, dependendo da evolução dos sintomas, os pacientes serão encaminhados para tratamento em casa ou para o Hospital Codrato de Vilhena. A Prefeitura, através da Fusar e da Secretaria de Saúde, também instalou mais quatro leitos destinados aos pacientes suspeitos de dengue no Pronto Socorro Municipal, além dos outros 39 que já existiam.

Catarina lembrou que a população demorou a se conscientizar de que qualquer criadouro do mosquito da dengue, como uma simples casca de ovo jogada no quintal a uma caixa d‘água destampada, deve ser eliminado. Outro fator que ajuda no ploriferação do mosquito é climático.

- As atuais condições climáticas, de calor com chuva, também favorecem a ploriferação de qualquer mosquito, inclusive do Aedes aegypte transmissor da dengue.

Ela creditou o grande número de notificações da doença em Angra ao empenho dos profissionais da rede pública do município. Eles estão orientados a notificar como caso suspeito de dengue todo o paciente que procura atendimento médico com qualquer sintoma da doença, mesmo que de fato seja apenas uma gripe. Desde janeiro Angra registrou 3.114 casos suspeitos de dengue sendo que desses 134 foram confirmados, 111 descartados e os demais ainda se encontram no laboratório Central do Estado Noel Nutels.


Secretarias relacionadas: