Cerca de 400 funcionários municipais da Prefeitura de Angra dos Reis atenderam a convocação do Prefeito Fernando Jordão e sob a coordenação da Secretaria de Saúde, Defesa Civil e Fundação de Saúde participaram de uma grande mobilização de orientação e combate ao mosquito da dengue, nos dias 19 e 20, na Grande Japuíba e morros do Centro.
Os resultados foram positivos. Mais de 13 mil moradias visitadas, inúmeros terrenos baldios tratados com larvicida, foram retirados 8 caminhões de lixo que serviam como possíveis criadouros do mosquito aedes agypti e tampadas mais de 350 caixas dáguas com capas de poliéster doadas pela Prefeitura. Todos os moradores que tiveram suas caixas d’águas tampadas assinaram um termo de compromisso para mantê-las conservadas. Ferros-velhos, oficinas, casas de materiais de construção e depósitos também receberam atenção e tratamento especial.
A operação envolveu cerca de 150 agentes de combate a dengue da Secretaria de Saúde (os que estavam na ativa mais o reforço de novos contratados especialmente para a ação) e 210 funcionários, 10 de cada secretaria municipal. Recebeu apoio das Prefeituras de Mangaratiba e de Paraty, do Colégio Naval, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária. Participaram da mobilização 4 carros fumacês, 3 bombas de larvicida portáteis, 6 caminhões e 3 retroescavadeiras.
Foram distribuídos panfletos explicativo de casa em casa, os moradores foram orientados a manter os quintais e residências sem lixo ou qualquer vasilhame que possa acumular água e criar o mosquito, e retiradas grande quantidade de lixo.
Os trabalhos se concentraram principalmente na Grande Japuíba onde se concentram o maior número de casos confirmados da dengue, Morro das Velhas ao Campo Belo e Vila Nova, chegando até ao Encruzo da Enseada. Todos os Morros do Centro também receberam a visita dos agentes de combate à dengue e tratamento dos carros fumacês.
A Prefeitura de Angra continua intensificando os trabalhos na Japuíba, onde existe um surto da doença e realizando orientação e combate em todos os bairros do município.