As mudanças na frente da cidade não param de ser feitas pela Prefeitura. Na quarta-feira, 19, mais um uma obra que oferece conforto e segurança à população, foi inaugurada. O prefeito Fernando Jordão abriu oficialmente a Estação Santa Luzia, com a presença de autoridades civis e militares, secretários do governo, dos vereadores Ricardo Dutra, presidente da Câmara, Odir Plácido, Fiote, Marco Aurélio e Essiomar Gomes, além de empresários do trade turístico. O projeto implantado no Cais Santa Luzia foi realizado pela Prefeitura, através da TurisAngra, e recebeu parceiros como a Marinha do Brasil e Polícia Federal.
O projeto da Estação ainda receberá outras obras que ampliarão sua utilidade. Neste primeiro momento ela tem um píer de 65 metros de comprimento por cinco de largura, o que possibilitará o embarque e desembarque de embarcações. Um receptivo foi montado em 140 metros quadrados. No espaço tem postos de atendimentos que oferecem serviços como venda de bilhetes para embarcações, centro de informações, Associação de Barqueiros, Capitania dos Portos e Polícia Federal. O receptivo atenderá melhor e com mais qualidade as embarcações de passeio, de pesca e de cruzeiros marítimos.
- Nós pensamos primeiramente na nossa população quando construímos a Estação. O espaço foi muito bem concebido, e ele é principalmente do morador, pescador e do ilhéu da Ilha Grande. Estamos inaugurando essa obra como se fosse a primeira do meu primeiro mandato, e vamos continuar trabalhando até o último dia do governo, - falou o prefeito Fernando Jordão.
O prefeito anunciou que a lancha de carreira que faz o trajeto de ida e volta, da Ilha Grande e continente, terá sua grade de horários ampliada para atender melhor o angrense.
-Ela saía do Abraão às 10h e retornava às 15h30. Era muito pouco tempo para as pessoas resolverem seus negócios. Agora ampliamos esses horários para que todos possam passear na Ilha Grande e ter mais tempo para suas questões, - falou o prefeito.
Os novos horários ficaram assim: de segunda à sexta as saídas do Abraão serão às 9h30 e 11h, com retorno programado para às 16h e 14h30, respectivamente.
-No máximo em 60 dias estaremos fechando horários para o fim de semana, com saída às 9h e retorno às 17h,- antecipou o prefeito.
O píer, que tem iluminação e cobertura retrátil, tem capacidade para receber seis embarcações simultâneas (saveiros, escalares, lanchas, traineiras, entre outras). A estação é coberta, totalmente transparente, preservando a paisagem natural da Baía da Ilha Grande e climatizada por vaporizadores. Dois terminais multimídia instalados na Estação Santa Luzia, dão condições à população de acessar informações sobre a cidade, pontos turísticos e meios de hospedagem, entre outros serviços. Um espaço foi montado para exposição e vendas de artesanatos característicos da região, como barcos, cestarias entre outros.
-Esse projeto vem resgatar o Centro da cidade como ponto de chegada para todos que visitam o nosso município. A nossa atividade turística é altamente produtiva, no ano passado movimentamos R$293 milhões. Este é mais um passo do projeto do prefeito para reurbanizar o Centro. Ele não tem medido esforços para atender a todos os setores do município, e o turismo é fundamental para a nossa cidade, - lembrou o diretor-presidente da TurisAngra, Manoel Francisco de Oliveira.
Algumas regras foram estabelecidas para que a estação funcione a contento. O tempo máximo permitido para embarque e desembarque no píer será de 15 minutos. A determinação foi regulamentada por Lei Municipal. Também serão vedados o embarque e desembarque de cargas, como material de construção, pescar e nadar na área da Estação.
A Estação funcionará 24 horas, ficando sob a supervisão da Patrulha de Turismo, das 7h às 19h, e da Vigilância Patrimonial da Prefeitura, das 19h às 7h. O atendimento à população será das 7h às 19h. O píer será cercado por bóias para que nenhuma outra embarcação fundeie no local e impeça a atracação.
Mesmo com a Estação Santa Luzia, cuja iluminação e transparência é uma homenagem à Santa que é um símbolo de luz, o Cais de Turismo vai continuar funcionando. A diretora-executiva da TurisAngra, Cristiane Brasil, explicou que os que fazem o serviço de translado de pousadas das ilhas querem, por opção, utilizar o antigo cais para o embarque e desembarque de seus hóspedes.
Projetos incluem banheiros subterrâneos e Praças de Alimentação
Na inauguração da Estação Santa Luzia foram apresentados mais dois projetos que fazem parte do complexo; uma praça com jardins e bancos ao longo de todo o passeio de pedra antitérmica e uma grande deque de madeira que emoldura toda a orla central da cidade. Ainda fazem parte do projeto banheiros masculino e feminino subterrâneos, que irão ficar sob o jardim em frente à estação, para não causar impacto visual no espaço e duas Praças de Alimentação.
O espaço terá maleiro com chave, cabine para o controle de utilização, depósito e dois banheiros (feminino e masculino), destinado aos portadores de necessidades especiais. Haverá também um fraldário e um vaso sanitário infantil.
O banheiro feminino, de 45 metros quadrados, será composto de sete cabines com vaso sanitário, sete cubas de lavatório, duas cabines com trocador e fraldário. O banheiro masculino, de 34 metros quadrados, terá três cabines com vaso sanitário, seis cubas de lavatório e duas cabines com chuveiro e trocador. O acesso será gratuito.
Cada módulo de Praça de Alimentação irá abrigar dois restaurantes, cada um composto por área de atendimento com bancada, espaço para geladeira e cozinha. O espaço coberto é suficiente para abrigar 28 mesas com quatro cadeiras, num total de 112 lugares na área interna.
--Esta é mais uma obra que o prefeito Fernando Jordão está entregando que propõem o resgate de cidadania e auto-estima da nossa população. Ela tem qualidade, conforto e oferece segurança para todos os que a utilizarem, - falou o secretário de Integração Governamental, Roberto Peixoto.