A Prefeitura, através do Programa Comunidades de Angra, projeto da Secretaria de Integração Governamental, está coordenando desde o dia 10, várias ações no Morro da Caixa D‘Água e Santo Antônio II, na Semana de Conscientização Ambiental. O objetivo deste evento é reforçar ações de cidadania que visam à transformação do espaço urbano e, principalmente, a modificação das pessoas, tornado-as conscientes de seus direitos e deveres.
Esta mobilização, que pretende levar melhorias ao bairro e aumentar a qualidade de vida de seus moradores, conta com participação de oito secretarias da Prefeitura de Angra. Secretaria de Integração Governamental,de Obras, Habitação e Serviço Público, Saúde, Ação Social, Defesa Civil, Meio Ambiente, SAAE e Fusar
Estas secretarias estão executando serviços como: limpeza de valas, escadarias e servidões, capina, remoção de entulho, palestras educacionais, oficinas de artesanato, esclarecimento de direitos de idosos, controle de zoonoses (rato, caramujo, cachorro e carrapato), informações sobre doenças causadas por lixo e roedores, combate à dengue, entre outras ações.
Durante toda a semana as atividades estão sendo acompanhadas pela comunidade e coordenada pela presidente da Associação de Moradores da Caixa D´Água e Santo Antônio II, Jaqueline do Nascimento.
Na quinta-feira,13, o Serviço Público continuou com a capina, varrição e limpeza
das valas. Estima-se que até a sexta-feira, 14, sejam retirados do local cerca de 20 toneladas de lixo. A equipe está usando caminhões e retroescavadeiras. As outras secretarias também participam, inclusive, com a revitalização das casas. Sessenta residências já foram pintadas e algumas delas emboçadas. Três equipes de profissionais da Prefeitura estão realizando este trabalho desde o ano passado em alguns bairros da cidade alta. Cerca de 100 profissionais estão envolvidos na Semana da Consciência Ambiental.
-Nossa, nunca esperamos que isso pudesse acontecer. A casa estava no tijolo puro, e não tínhamos condições de arrumar. E nesta semana a Prefeitura está melhorando ainda mais a aparência do nosso bairro, limpando e retirando os entulhos. Chamam o lugar que a gente mora de favela, só porque é no morro, - falou Graça Couto.
A equipe do Departamento de Zoonoses também participa do mutirão colocando veneno contra ratos e orientando os moradores quanto a forma de evitar a proliferação deste roedor, como também do caramujo, uma praga que se alastrou por todo o município.
Equipes do Departamento Epidemiológico estão também orientando os moradores para evitar a dengue. Homens com fumacê costal, estão dedetizando áreas que podem estar abrigando o mosquito transmissor da doença.
O SAAE está acompanhando todo o trabalho e verificando as condições do saneamento dos bairros.
Durante toda a semana foram ministradas diversas palestras através da Fusar, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e Secretaria de Ação Social.
A Semana de Conscientização Ambiental visa não só trazer melhorias para a comunidade como conscientizá-la sobre a importância de preservar estas ações e tomar medidas que assegurem a limpeza e higiene do bairro.
PROGRAMAÇÃO
Das 7h as 16h
Serviço Público
Plantão de capina, varrição e limpeza das valas;Das 7h as 16h
Palestra – Defesa Civil
Programa Amigo da Criança
Das 9h as 16h
Vigilância Sanitária
Mobilização para
orientação de estabelecimento;Das 9h as 16h
Vigilância Sanitária
Saúde
Distribuição de material educativo para coleta de caramujo, cadastro de animais para castração
(Associação de moradores),Das 9h as 16h
Saúde
Desratização
das valas e valões,Das 9h as 16h
Saúde
Desratização das residências,Das 9h as 16h
SAAE
Plantão para atendimento da comunidade,,8h
Palestra – Ação Social
Direitos da Melhor Idade,Das 9h as 16h
Meio Ambiente
Orientação para descarte de resíduos sólidos (lixo),10h
Meio Ambiente
Oficina de sabão com óleo usado,
Das 9h as 16h
SAAE
Cadastro de casas com
mina d’água no quintal,10h
Palestra – Saúde
Controle de animais de rua e caramujos,Das 9h as 16h
Ação Social
Mobilização Melhor Idade – Pesquisa de demanda com agentes de saúde e assistente social,Das 9h as 16h – FUSAR
Controle de diabetes e hipertensão stand
(almoço das 12h as 13h30),,
Das 9h as 16h
SAAE
Distribuição de material de orientação para limpeza de caixa d’água,,Das 9h as 16h
Saúde
Dia D – Dengue
Apoio Serviço Público com retirada de entulho,Das 9h as 16h
FUSAR
Hábitos saudáveis na alimentação
10h – Palestra SAAE
Abastecimento de água na comunidade (sorteio de material para limpeza de caixa d’água),,Das 9h as 16h
Ação Social
Informações sobre Bolsa Família – stand,Das 9h as 16h – FUSAR
Saúde da Mulher:
Planejamento Familiar, DST e AIDS
Oficina de sabão com óleo usado,
Das 14h as 16h
Ação Social
Oficinas de artesanato de jornal e pintura em tecido,Das 9h as 16h
FUSAR
Orientações
Saúde Oral – stand
Palestra Saúde
Controle de animais de rua e caramujos,15h