Baseada nos princípios de que a inclusão é uma realidade e que a educação bilíngüe é um direito conquistado por todos, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação lança um projeto inédito: “Educação e Turismo promovendo a Inclusão”. O objetivo é levar o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a todos os alunos ouvintes (que não são surdos), da disciplina de Educação e Turismo que é ministrada na rede municipal de ensino desde 2002.
O projeto piloto vai ser implantado na E.M. Profª Cleusa Jordão, na Japuíba, a partir de 19 de março nos turnos manhã, tarde e noite com instrutor de LIBRAS e o professor da disciplina de Educação e Turismo e também incluirá a participação dos alunos nos Corredores Culturais Marítimo e Centro-Histórico de Angra dos Reis. O lançamento do projeto será no dia 13, quinta-feira, às 14h, no Teatro Câmara Torres com aula inaugural e o espetáculo teatral “Nelson 6 Ano Novo II”, encenada em mais de 20 países por atores surdos do Rio de Janeiro.
Assim como os demais alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, os 130 alunos da Escola Municipal de Surdos têm a disciplina de Educação e Turismo. A partir de agora os alunos ouvintes também terão o ensino da LIBRAS, ou seja, o Projeto “Educação e Turismo promovendo a Inclusão” vai ampliar o conhecimento e enriquecer culturalmente alunos surdos e ouvintes, além de promover um melhor desempenho de ambos no mercado de trabalho.
É uma ação conjunta das Gerências de Ensino Fundamental e de Educação Especial, que possibilitará a convivência entre surdos e ouvintes a partir da utilização da LIBRAS como língua de comunicação, intercâmbio, instrução, cultura e de organização de pensamento. Seu alcance pode ser observado já no Projeto piloto: os 160 alunos da E.M. Profª Cleusa Jordão, que já tem ensino de português, inglês e espanhol em sua grade curricular passarão a ter uma quarta língua. Assim como as línguas estrangeiras a LIBRAS vai abrir um novo horizonte para esses alunos.