A Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar) quer resgatar o sentimento original do Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande. Nesta 12ª edição, o festival vai valorizar, por exemplo, mais ações em prol da ecologia e que eduquem a juventude através da música.
Para isso, a organização do evento começou mais cedo, já que é preciso de tempo hábil para que o Poder Público e a comunidade se organizem a fim de realizarem um grande festival.
A primeira reunião entre a Cultuar e a comunidade da Vila do Abraão, Ilha Grande, foi realizada na última sexta-feira, dia 7. O presidente da Cultuar, Mário dos Anjos, e a diretora-executiva da Fundação de Turismo de Angra, Cristiane Brasil, estiveram no Abraão, acompanhados de uma equipe técnica de diversas secretarias da Prefeitura de Angra que estarão envolvidas nas ações sócio-educativas do festival.
Propostas de datas e programação do evento (que inclui não apenas os shows, mas ações educativas para a preservação do meio ambiente e de oficinas musicais) foram debatidas com a comunidade.
De acordo o presidente da Cultuar, Mário dos Anjos, é importante que a comunidade diga como está vendo a realização do festival nos últimos anos e o que deve ser mudado. Ele ressaltou ainda que é importante resgatar a essência cultural do festival, tanto na questão musical como na da ecologia.
“Não vejo o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande como um evento isolado numa data, mas uma ação de conscientização sobre o que é a musica e a ecologia dentro do que se almeja para a Ilha Grande. Por isso, é importante pensar com antecedência e com grande participação da comunidade, pois é ela que está presente no dia-a-dia da ilha”, disse Mário.
Representantes de diversos segmentos da comunidade marcaram presença na reunião de sexta-feira. Agora, eles farão um encontro entre eles para debater propostas e fixar calendário. No próximo dia 18, terça-feira, o presidente da Cultuar e sua equipe vão retornar à Vila do Abraão para mais uma reunião, quando, por exemplo, já deverá ser fixada a data do festival, possibilitando a organização das ações.