O Programa Comunidades de Angra, projeto da Secretaria de Integração Governamental, coordenará, entre os dias 10 e 14 de março, no Morro da Caixa D’Água e Santo Antônio II, a Semana de Conscientização Ambiental. O objetivo deste evento é reforçar ações de cidadania que visam à transformação do espaço urbano e, principalmente, a modificação das pessoas, tornado-as conscientes de seus direitos e deveres. Esta mobilização, que pretende levar melhorias ao bairro e aumentar a qualidade de vida de seus moradores, contará com participação de vários setores da Prefeitura de Angra.
Fazem parte desta campanha as Secretarias de Habitação e Serviço Público, de Saúde, de Meio Ambiente e Ação Social, além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e da Defesa Civil. Estes órgãos vão coordenar ações como: limpeza de valas, escadarias e servidões, capina, remoção de entulho, palestras educacionais, oficinas de artesanato, esclarecimento de direitos de idosos, controle de zoonoses (rato, caramujo, cachorro e carrapato), informações sobre doenças causadas por lixo e roedores, combate à dengue, entre outras ações.
A Defesa Civil irá ministrar, através da NUDEC (Núcleo de Defesa Civil), curso de capacitação da comunidade para recrutamento de voluntários. Este curso será realizado entre os dias 10 e 13 de março e fornecerá diploma em cerimônia que acontecerá no Centro de Estudos Ambientais (CEA).
As palestras, oficinas e o curso da NUDEC acontecerão na Associação de Amigos e Moradores do Morro do Santo Antônio e Caixa D’Água (AMAMSACAD), que também terá stands de informação e esclarecimento. Já as ações de transformação de território ocorrerão no decorrer da semana, das 9h às 16h.