A Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar) e a Fundação de Turismo de Angra dos Reis (Turisangra) se uniram em apoio à arte circense, tornando possível que o Circo Las Vegas faça uma temporada de espetáculos no município. A estréia foi na noite de sexta-feira, dia 15, na lona do Circo Las Vegas montada na Praia da Chácara, ao lado do Centro de Estudos Ambientais. Por sua vez, haverá do circo uma contrapartida de cinco mil ingressos para a Rede Pública Municipal de Ensino.
O Circo Las Vegas, que possui um elenco de artistas de diversas nacionalidades, vai ficar em Angra dos Reis até o dia 2 de março. Os espetáculos, com duração de quase duas horas, serão de segunda a sexta, às 20h30, e aos sábados e domingos, às 15h30, às 18h, e às 20h30.
II FESTIVAL DE CIRCO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – ANGRA DOS REIS
Angra dos Reis vai receber um dos principais eventos da arte circense: o II Festival de Circo do Estado do Rio de Janeiro. Durante o festival haverá seminário, debate, espetáculos com os artistas de circo e autônomos inscritos.
De acordo com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated – RJ), que realiza o evento com a Associação Brasileira de Artes e Diversões Itinerante, serão oito espetáculos com a participação de artistas de todo Brasil e até do exterior. Os circenses vão competir entre si, representando seus respectivos circos, cada um na sua modalidade artística. Será um show de malabaristas, equilibristas, trapezistas, contorcionistas, palhaços, mágicos e muito mais que a arte circense pode oferecer. Os vencedores receberão a premiação durante uma cerimônia, no Rio de Janeiro, dia 24 de março, quando serão abertas as comemorações da Semana Nacional do Circo.
As inscrições de artistas autônomos para competições regionais podem ser feitas na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis (Av. Raul Pompéia, s/nº - Centro, Angra – tel (24) 3369-7595).
Para a coordenadora do evento, Ana Lamenha, o II Festival de Circo do Estado do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis vem de encontro à expectativa de categoria que clama em ser vista com a dignidade que os profissionais de circo merecem.
“É a luta pelo direito da cidadania: moradia (seus treileres), saúde (através dos exercícios artísticos que fazem), trabalho (através de sua arte, apresentada no picadeiro), educação (para que possam custear os estudos de seus filhos), contribuição cultural (mantendo viva a herança cultural de seus antepassados) e social (através dos inúmeros espetáculos gratuitos que oferecem por onde passam)”, disse Ana Almenha.
Já o delegado sindical da Sated/RJ em Angra, Alexandre Moraes, ressalta a importância deste evento para Angra dos Reis.
“Realizar o II Festival de Circo do Estado do Rio de Janeiro em Angra é a realização de um sonho, uma conquista para a classe artística e um orgulho para a cidade”, disse Moraes.
O presidente da Cultuar, Mário dos Anjos, lembra que a arte circense é uma expressão cultural muito marcante.
“Apoiar o circo em nossa cidade é uma grande conquista da Cultuar, ainda mais com a realização deste encontro. Será um momento de debate para a classe, além de proporcionar à população o acesso a esta arte tão marcante”, falou Mário.
Programação
25/02 Segunda-feira
10h Abertura – Centro de Estudos Ambientais, na Praia Chácara
14h I Seminário Cultural de Angra dos Reis – RJ
Mesa: Ana Lamenha (Diretora do SATED/RJ); Zezo de Oliveira (Diretor da Escola Nacional de Circo); Representante da Cultura Previ; Mario dos Anjos (Presidente da Fundação de Cultura de Angra dos Reis - Cultuar); Alexandre Moraes (Delegado Regional da SATED/AR (Interventor)
16h Retorno para repostas as perguntas
18h30h Espetáculo de abertura do Festival no Circo Las Vegas
21h30 Encerramento
26/02 Terça-feira
14h e 16h Apresentações
American Circo
Los Morenitos
Kos Love
Monte Carlo
27/02 Quarta-feira
14h e 16h Apresentações
Di Napoli
Las Vegas
Baby Circo
Três Poderes
28/02 Quinta-feira
14h e 16h Competições de artistas circenses de diversos locais.
29/02 Sexta-feira
14h e 16h Competições de artistas circenses de diversos locais.
Entrada popular – R$ 5,00