Só neste mês de fevereiro a Prefeitura através da Fundação de Saúde (FuSar) e da Secretaria de Saúde vai inaugurar mais três módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo Programa de Saúde da Família (PSF), no município. No dia 15, sexta-feira, acontecem duas inauguração. Uma às 10h, na Carioca e outra às 16h, na Praia do Anil.
Hoje, Angra conta com 25 Módulos de Estratégia de Saúde da Família que cobre 43% do município a meta é chegar a 100% de cobertura. A Estratégia Saúde da Família é uma proposta de mudança do modelo assistencial que supera a antiga, de caráter exclusivamente centrado no tratamento das doenças. O ESF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua.
Cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um agente comunitário de saúde para cada 150 famílias. O atendimento é prestado na unidade básica de saúde ou na casa dos moradores. Assim, esses profissionais e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a identificação e o atendimento dos problemas de saúde da comunidade.
O médico é responsável pelo atendimento geral aos moradores nas áreas de saúde da mulher, pré-natal, pediatria e atendimentos clínicos priorizando as ações de saúde: Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, Hanseníase e DST/AIDS. O enfermeiro supervisiona os agentes comunitários e o auxiliar de enfermagem realiza consultas individuais, em grupos, atividades educativas, curativos, nebulizações, vacinas e outros procedimentos. O agente comunitário que mora na própria comunidade cadastra todos os moradores. Ele busca faltosos, desenvolve ações educativas e faz visitas domiciliares mensais às famílias cadastradas.
No ano de 2005 houve a implantação da Saúde Bucal no Programa de Estratégia de Saúde da Família com um odontólogo e um auxiliar de consultório dentário (ACD), em todas as seis unidades do Parque Mambucaba, Vila Histórica, Morro da Glória e Provetá.
Atualmente o Programa de Saúde da Família conta atualmente com uma equipe de apoio composta por seis fisioterapeutas, quatro fonoaudiólogos, quatro psicólogos e um assistente social, além de, uma equipe de supervisão formada por um clínico geral, um pediatra, um ginecologista/obstetra e um médico especialista em atenção às pessoas portadoras de necessidades especiais. Essa equipe realiza o acompanhamento dos módulos e garante suporte técnico aos profissionais que atendem no modelo de Saúde da Família.