No sábado 9 e domingo, 10, a Prefeitura através da Secretaria de Saúde, em conjunto com a FuSAR, Secretaria de Obras e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, estará realizando uma força-tarefa de combate à dengue na Japuíba. Serão coletados materiais como latas, garrafas, copinhos, pneus, entre outros que servem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Na quinta-feira, 7 cerca de 40 agentes de saúde distribuíram folhetos informando sobre a ação no fim de semana.
Para ajudar, os moradores devem fazem uma limpeza em seus quintais. Tudo o que não serve mais deve ser ensacado e deixado do lado de fora de suas casas. Um caminhão da Secretaria de Obras fará coleta desses materiais. Nestes dias, será realizado ainda, o serviço de conscientização da população com a distribuição de folheto informativo referente ao controle e combate à dengue. A área alvo da força-tarefa vai do aeroporto à Rua Mangaratiba.
-Justamente nessa área há um maior número de notificações. Estamos fazendo esta ação para que essa doença não se espalhe. Nesses locais tem muita caixa d´água sem tampa e material que servem de possíveis criadouros para esse inseto, - disse Leonardo de Freitas, coordenador da Vigilância Entomológica e Malacológica, da Secretaria de Saúde.
Neste ano já foram realizadas 206 notificações, sendo que 87% delas nesta área onde será realizada a força-tarefa. Esta ação foi criada com a intenção de envolver a comunidade no trabalho de prevenção que vem sendo executado pela Prefeitura rotineiramente em todo o município.