Por um Abraão ainda mais bonito!

Prefeitura faz vistorias e orienta moradores e comerciantes sobre a melhor maneira de descartarem o lixo

Terça-Feira, 15/01/2008 | .

No verão já virou rotina avistar pelo menos um Transatlântico parado no mar bem pertinho da Praia do Abraão, na Ilha Grande. Isso significa cerca de mais de mil pessoas visitando por dia a comunidade. Também é normal ver muitas e muitas embarcações pequenas, lotadas de turistas, singrando o mar em direção às praias da ilha. Tudo isso significa alegria, intenso movimento turístico para a cidade e um problema que precisa ser resolvido da melhor maneira possível: o aumento da produção de lixo, na Segunda Maravilha do Rio de Janeiro, considerada a  pérola da Costa Verde.
            Na manhã de terça-feira, dia 15, não foi diferente. Mais um Transatlântico estava parado no Abraão, o Sland Star, com cerca de 1.800 passageiros. Além disso, para alegria dos comerciantes, os  2 cais estavam rodeados de pequenas outras embarcações que embarcavam e desembarcavam turistas a todo momento. Neste mesmo dia, uma equipe da Prefeitura de Angra dos Reis fez vistoria no local para ajudar a melhorar o sistema de recolhimento do lixo, orientando comerciantes e moradores.
             Fiscais de Obras, da Fazenda e  da Vigilância Sanitária  junto com Técnicos da TurisAngra e da Secretaria de Meio Ambiente percorreram ruas,  entraram em estabelecimentos e  reforçaram mais uma vez que é necessário e urgente que todos passem a colaborar efetivamente com a preservação do meio ambiente para que as praias da Ilha Grande, como as do Abraão continuem lindas e limpas por muitos e muitos anos.
            Uma das principais orientações reforçadas pela equipe  foi para que todos guardem o lixo produzido durante o dia e a noite, bem acondicionados em sacos plásticos, dentro das áreas de serviços, tanto em residências como nos estabelecimentos,   e que somente   passem a colocá-lo na rua nos primeiros horários da manhã para que a Subprefeitura local possa recolhê-lo, pois o correto é descartar o lixo somente uma vez na hora da coleta. Explicaram que quem desrespeitar a norma  estará sujeito a notificações.
            Os fiscais deixaram claro que todos os estabelecimentos têm que possuir área de serviço, que dentre outras funções, é o local adequado para acondicionar o lixo com segurança até ele ser coletado pela Prefeitura. Segundo os fiscais se todos procederem desta maneira, o Abraão e todas as praias da Ilha Grande ficarão sem dúvidas ainda mais limpas.
            Segundo a diretora executiva da TurisAngra, Cristiane Brasil, que coordenou a vistoria junto com o Subprefeito do Abraão, Roberto Silva Chagas, a  Prefeitura de Angra vem realizando diversas operações de vistoria e conscientização ambiental durante todo o ano envolvendo as diversas secretarias municipais e outros órgãos estadual e federal,  mas é necessário reforçá-las no verão e em grandes feriados,  principalmente na  Ilha Grande  para orientar e coibir irregularidades.
            - Nesta época quando o fluxo de turismo é muito grande em todas as praias da Ilha Grande e do continente,  a Prefeitura procurar intensificar e reforçar as orientações de como descartar o lixo, de atender melhor  ao turista, de agir corretamente em relação a cadeiras e mesas de estabelecimentos invadindo ruas, praças e praias; enfim reforçamos a necessidade de que ambulantes, donos de hotéis, pousadas, campings, embarcações, agências, restaurantes, a comunidade e comerciantes em geral devam cumprir as  leis e preservar o meio ambiente, colaborando  sempre com a Prefeitura para que Angra continue a ser um importante destino turístico, em qualquer época do ano, principalmente no verão, quando as nossas belas praias atraem um grande número de pessoas do mundo inteiro- afirma ela.
             Durante toda a manhã, os componentes da  Operação de Orientação fizeram vistorias em locais comerciais do Abraão  e percorreram as ruas para conhecer onde os problemas de acumulação de lixo estão ocorrendo com mais freqüência. Conversaram, com os responsáveis pelas irregularidades orientando-os  sobre como podem colaborar para manter o local onde moram e trabalham mais limpo, mais seguro  e bonito para todos.

Secretarias relacionadas: