A comunidade do Morro do Tatu encerrou na noite de terça-feira, dia 8, a primeira etapa do Programa Comunidades de Angra, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura, coordenada pela Secretaria de Integração Governamental, além do envolvimento de todas as demais estruturas municipais. Nesta primeira etapa de planejamento, dez reuniões realizadas na comunidade, os moradores e o grupo de trabalho do programa realizam em conjunto a construção de um plano de transformação do bairro. O processo passa pelo reconhecimento da comunidade e debates em torno de temas como educação, meio ambiente, trabalho, saúde, entre outros. Depois a própria comunidade vislumbra o que deseja para seu futuro e como alcançar seus objetivos, a partir de um planejamento, indicando prioridades, se organizando e se preparando para a implantação.
O Chefe de Gabinete, João Massad, esteve presente ao encerramento desta fase, representando o Prefeito Fernando Jordão. Ele ressaltou a importância do programa por ser inovador na busca de um futuro melhor para as comunidades a partir da visão de seus moradores.
- Em nome do Prefeito Fernando Jordão, eu vim parabenizá-los pelo encerramento desta fase do programa e dizer que a fase de implantação das ações almejadas, é um trabalho através de uma parceria entre o Poder Público e cidadãos. Este programa nasceu da necessidade que vimos em estreitar os laços entre as comunidades e a Prefeitura para a construção do desenvolvimento sustentável do município. Não se trata apenas de executar obras. É preciso saber quais as obras que a comunidade quer e envolve-la nisso para que as mesmas sejam bem cuidadas. É pensar junto no futuro que queremos para nosso bairro e para nossa cidade -, disse Massad.
Com a criação de um comitê comunitário o programa passa à fase de implantação das intenções estratégicas tomando como base a gestão compartilhada, na qual Prefeitura e comunidade mantêm um diálogo constante. Formam o Comitê Comunitário: Sueli Bárbara e Aparecida Moreira da Silva pelo grupo temático da Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Delzeny da Silva Souza e Jorge Luís Pereira, pelas Questões Urbanas e Meio Ambiente; Leila (JÔ) Soares de Araújo e Cláudio José Pinheiro, pelo Trabalho e Renda; Marta Soares e Noêmia de Oliveira Monteiro; e Silvânia (Vânia) Silva dos Santos e Benedito José da Cunha Oliveira pela Juventude. A primeira reunião do Comitê Comunitário já está marcada para o próximo dia 15.
Morro da Caixa D´Água, Monte Castelo, Morro da Fortaleza e Morro do Tatu foram as comunidades já receberam o programa, que vai atingir no total 13 localidades.