Exame de Espirometria no CEM

Procedimento tem a finalidade de avaliar a capacidade pulmonar do paciente

Quinta-Feira, 10/10/2013 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, está disponibilizando o exame de espirometria no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Centro.

Os exames começaram a ser realizados na última semana e têm a finalidade de avaliar a capacidade pulmonar do paciente. Antes esta análise era feita através de convênios.

- Quando trabalhadores necessitavam deste exame, os resultados demoravam a ser entregues, o que dificultava o início de um tratamento, caso fosse necessário - disse Ana Lídia Miranda, coordenadora do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), responsável pela parceria que possibilitou a realização do exame em Angra.

A espirometria é um exame importante para os trabalhadores expostos a diversos tipos de aerossóis, visto que a inalação dessas poeiras atinge as vias respiratórias, causando pneumoconioses em grupo de trabalhadores de diversos ramos de atividades, tais como construção civil, metalurgia, mineração, cerâmica, vidros, indústria de madeiras entre outros.

O exame é feito pela técnica de enfermagem Suely Mota da Silva, especializada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e é realizado às quartas-feiras.

- A espirometria é feita nas quartas-feiras, e o paciente já leva o resultado a ser entregue à pneumologista. Para fazer o exame, o paciente deverá ser referenciado pela rede municipal de saúde. A espirometria atende não só aos trabalhadores, mas também a todos os usuários que necessitam de avaliação da sua capacidade pulmonar - falou Suely.

Secretarias relacionadas: