Para apresentar o balanço do Carnaval em 2024, a Prefeitura de Angra realizou uma coletiva nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara. O principal objetivo do evento foi divulgar os dados da folia em Angra dos Reis, destacando as principais ações do Governo Municipal em áreas como turismo, comércio, saúde, segurança e serviço público.
Durante sete dias, foram mais de 80 blocos, cinco shows gratuitos, música ao vivo em 10 pontos da cidade e matinês que animaram a garotada.
- Fizemos o maior Carnaval do interior do estado do Rio de Janeiro. Agora, chegou a hora de darmos transparência para os angrenses que fizeram parte dessa bela festa. Ao longo do ano, com o trabalho das nossas secretarias, vamos continuar oferecendo eventos e festividades de qualidade para os moradores e turistas que visitam a nossa cidade – destacou o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão.
Assim como de costume, a Prefeitura de Angra dos Reis fez um chamamento público onde ofereceu apoio cultural no valor total de R$ 347 mil para 61 agremiações em 2024. O Centro da cidade foi um dos principais polos festivos, com blocos passando pela Rua do Comércio e pela Praia do Anil. Somente na Praia do Anil foram registradas mais de 200 mil pessoas, somando todos os shows. A população de outros bairros também se divertiu com os shows de artistas locais em 10 polos nos bairros Vila do Abrão, Provetá, Frade, Parque Mambucaba, Itinga, Japuíba, Jacuecanga, Monsuaba, Camorim e Bonfim.
- Tivemos um Carnaval grandioso, com mais de 80 blocos de rua arrastando milhares de foliões, e levamos grandes shows à Praia do Anil. Diversos bairros celebraram a maior folia do interior do estado do Rio de Janeiro, sempre com muita alegria e irreverência. Turismo, economia e comércio ganharam do início ao fim com o Carnaval em 2024 – afirmou o secretário de Eventos, João Willy.
TURISMO
Angra dos Reis se destacou como a cidade do estado com a maior ocupação hoteleira, atingindo 92%, conforme dados do Convention Bureau. Ao todo, foram mais de 65 mil turistas em hotéis, pousadas, AirBnb e camping. Além disso, passaram pelos cais de Santa Luzia e do Abraão mais de 26 mil turistas. Ao todo, mais de R$ 40 milhões foram injetados na economia do município
- Graças ao preparo da Prefeitura de Angra, conseguimos registrar ótimos números para o turismo e economia da cidade. Um bom exemplo foi o movimento de turistas nos cais da cidade, trazendo dinheiro para o nosso município, valorizando o comerciante local e aquecendo nossa economia. Além disso, Angra registrou uma ocupação hoteleira maior que a capital o estado. Com certeza, esse será um Carnaval para ser lembrado – comentou o presidente da TurisAngra, Marc Olichon.
Segurança e Ordem Pública:
Durante a folia, a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, desempenhou papel crucial, realizando ações de orientação, fiscalização de postura, trânsito e transportes. Além disso, as ilhas e praias foram monitoradas, garantindo um ambiente seguro e controlado.
Nas fiscalizações de trânsito, foram 27 veículos removidos ao depósito, principalmente por estacionamento irregular e problemas com a documentação. A Segurança Pública de Angra dos Reis contou com o apoio de mais de 130 agentes do 33º BPM por dia no reforço do policiamento ostensivo nas ruas.
- O carnaval de Angra foi um evento seguro para toda população e turistas. Durante os dias de folia não registramos nenhuma ocorrência grave. As ações de segurança foram constantes com monitoramento durante todo o Carnaval – disse o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa.
LIMPEZA URBANA
Mais de 100 profissionais atuaram diariamente na limpeza de praias, onde foram recolhidas 300 toneladas de lixo. Somente na Ilha Grande, foram coletadas mais de 81 toneladas. A Praia do Anil também foi destaque, com 30 toneladas após os shows.
SAÚDE
A secretaria de saúde esteve atuante, com hospitais e todos os SPAs funcionando 24 horas. Além de ter disponibilizado equipes com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem 24 horas na Ilha Grande. Também foram realizadas ações de prevenção, como distribuição de material informativo e distribuição de 19 mil preservativos femininos e masculinos para os foliões.
Durante a folia, o Hospital Municipal da Japuíba realizou mais de 2.500 atendimentos, com destaque para os casos clínicos, que totalizaram 2.265 pacientes. Os SPAs registraram 3.800 atendimentos. Já a UPA Infantil realizou mais de 1.000 atendimentos.
O Carnaval 2024 foi organizado pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Eventos, com os apoio da Turisangra, das secretarias de Cultura e Patrimônio, Segurança Pública, Saúde, Desenvolvimento Regional, Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, Secretaria Executiva da Ilha Grande, Associação Recreativa e Cultural dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Abcar), Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Angra dos Reis (Libcar) e da União dos Blocos Tradicionais da Cidade de Angra dos Reis (Ubtar).