Esta terça-feira, 19 de setembro, foi marcada pela abertura da Semana Nacional do Trânsito 2023. A programação teve início com o 2º Encontro Regional de Educação e Segurança, que recebeu, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, representantes de 10 cidades da região, além de instituições públicas e privadas.
No Encontro Regional Educação e Segurança no Trânsito, especialistas e autoridades puderam discutir estratégias eficazes para enfrentar os desafios vividos no dia a dia. Durante o evento, foram abordados diversos temas relacionados à segurança viária, incluindo educação no trânsito, fiscalização e cumprimento das leis, infraestrutura e mobilidade urbana.
- Dados recentes demonstram a urgência de ações concretas para lidar com a segurança no trânsito. As estatísticas mostram que existe um aumento relevante dos acidentes de trânsito, feridos e mortes. Muitos acidentes acontecem por imprudência e poderiam ter sido evitados. Falar sobre o assunto se torna cada vez mais importante para conscientizar a população sobre a gravidade dos acidentes. Isso reflete a gravidade da situação e a necessidade de uma resposta imediata – comentou o secretário de Segurança Pública, Douglas Barbosa.
Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a mensagem deste ano direciona as atividades da Semana Nacional de Trânsito para a mobilização da sociedade em busca de uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente. O cuidado com os mais vulneráveis, o bom senso no tráfego, a acessibilidade e sustentabilidade são as ideias centrais associadas que serão debatidas durante as ações.
- A segurança no trânsito é responsabilidade de todos nós, e este encontro é um passo importante na direção certa. Vamos trabalhar juntos para salvar vidas e tornar nossas vias mais seguras para todos. Durante toda a programação da semana, vamos divulgar o tema e trazer mais conscientização à população sobre o assunto – explicou Djalma Antônio Nunes, superintendente da Guarda Civil Municipal e Operações de Trânsito.
A Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente no período de 18 a 25 de setembro, é prevista no Código de Trânsito Brasileiro e tem a finalidade de conscientizar a sociedade para a internalização de atitudes que contribuam para o compromisso de valorização da vida contido nos princípios do CTB, focando o desenvolvimento de valores, comportamentos e ações, no sentido de garantir o direito de ir e vir do cidadão com segurança. A Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana seguem com outras atividades até o dia 28 de setembro.
SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO – PROGRAMAÇÃO
Dia 21/09 - quinta-feira – 9h - Participação em ações de educação para o trânsito na Feira Literária de Mambucaba (Flim), na Vila História de Mambucaba, e apresentação do projeto MambuBike, com atividades e oficinas para as crianças.
Dia 28/09 - quinta-feira - 9h - Blitz Educativa de Trânsito com distribuição de panfletos e brindes promocionais, na Av. Francisco Magalhães de Castro, Parque Mambucaba.
Angra sedia o 2º Encontro Regional de Educação e Segurança
A programação fez parte da Semana Nacional do Trânsito, que vai até 28 de setembro, com palestras e blitz educativa