A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Departamento de Fiscalização e Postura de Angra dos Reis, está com um projeto de instalação de placas informativas nas praias. O principal objetivo é orientar, educar e conscientizar a população e os turistas para um melhor ordenamento na cidade.
A ideia das placas instaladas é informar e orientar ao usuário das praias regras básicas de ordenamento, para que os visitantes possam aproveitar as praias com mais tranquilidade e sem nenhum tipo de intercorrência e desrespeito às leis municipais. Cerca de 40 placas serão distribuídas nas praias do nos municípios.
- A ideia é instalar em todas as praias, incluindo Ilha Grande. Começamos pelas praias mais próximas do centro que são mais visitadas. É uma placa informativa, onde o governo municipal informa sobre algumas atividades que são proibidas nesses locais, mas que infelizmente acontecem com frequência. Essas praias recebem muitos turistas de fora que não conhecem as leis municipais – comentou Marcelo Casado, coordenador de fiscalização e postura.
As placas informam que é proibido equipamentos sonoros, acampar, fazer churrasco, trabalho de ambulantes sem licença e veículos no local. Para quem trabalha com turismo, essas informações vão ajudar muito, já que vários visitantes chegam sem saber dessas informações e acabam desrespeitando as regras.
-É importante, não só para os Angrenses, mas para os turistas que chegam e não sabem o que podem ou não fazer nas praias. Com essas placas, vai ser muito melhor até para nós que trabalhamos aqui, agora vai ficar bem mais fácil - comentou Renato Cristian, morador do Morro da Cruz e vendedor de passeios da Praia Grande.
A secretaria de Segurança Pública também disponibiliza o número de telefone do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública para a população fazer denúncias de irregularidades que estejam acontecendo nas praias: (24)99981-1406 ou (24) 3365-3254.