Até o próximo domingo, 01 de janeiro de 2023, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Superintendência da Guarda Civil Municipal e Operação de Trânsito, vai realizar fiscalizações de trânsito em diversos pontos estratégicos do município garantindo a segurança, comodidade e mobilidade dos angrenses. Uma delas ocorreu na última terça-feira, 27 de dezembro, na Rua Japoranga, em frente ao túnel na Japuíba.
- O objetivo é fiscalizar e educar os usuários para uma melhor segurança do trânsito de Angra dos Reis. Embora seja uma ação voltada para a fiscalização de final de ano, essas ações também foram realizadas ao longo de 2022. No 1º semestre, juntamente com o Detran RJ, foram realizadas 1800 abordagens, com 1530 infrações registradas e 89 remoções – comentou o Superintendente da Guarda Civil Municipal e Operações de Trânsito, Djalma Nunes.
De acordo com o Superintendente, os agentes de trânsito de Angra passaram por um curso junto ao Detran de atualização e treinamento conforme portaria 94 do Senatran, permitindo que a equipe do município possa agir conforme a legislação de trânsito que cabe ao Estado, como fiscalização de documentos, avaliação das condições de uso dos veículos e se a pessoa é habilitada ou não. Com isso, o número de abordagens subiu para 2700, com 663 autos de infrações aplicados e 324 veículos removidos.
Durante as abordagens os principais casos registrados foram: falta da habilitação, veículo registrado e que não esteja devidamente licenciado, conduzir o veículo sem qualquer uma das placas de identificação, o não uso de capacete e a não condições de segurança dos veículos, como pneus, retrovisores, lanternas e outras peças.