Ao longo dos últimos anos a Secretaria Executiva de Segurança Pública, por meio da Superintendência de Transporte e Trânsito, já recolheu das ruas dezenas de veículos abandonados. Esse trabalho é de suma importância, pois contribui com melhorias em diversas áreas.
Na saúde, ele evita a proliferação de doença; na mobilidade urbana, promove a desobstrução de vias e calçadas, enquanto na segurança pública impede com que os carros virem locais de esconderijo de bandidos.
O trabalho é amparado pela Lei Municipal nº 3.135 de 18 de outubro de 2013 e recebe denúncias por meio de ligações gratuitas para o telefone 0800-2861500.
Ao encontrar o veículo abandonado, o agente de trânsito faz a notificação e o proprietário tem o prazo de 10 dias para retirá-lo da via pública. Caso isso não aconteça, o veículo é removido para o depósito público.
Confira os números dos últimos quatro anos:
2017
254 notificados
187 retirados pelo proprietário
67 removidos ao depósito público
2018
110 notificados
83 retirados pelo proprietário
37 removidos ao depósito público
2019
126 notificados
84 retirados pelo proprietário
42 removidos ao depósito público
Até julho de 2020
104 notificados
70 retirados pelo proprietário
34 removidos ao depósito público