Encontro de Guardas Municipais Femininas

Representantes da Prefeitura de Angra participaram e falaram sobre a importância da guarda municipal para o município

Quinta-Feira, 24/10/2019 | Secretaria de Segurança Pública .

Duas representantes da Secretaria-Executiva de Segurança Pública da Prefeitura de Angra participaram na última terça-feira (22), da segunda edição do Encontro Estadual de Guardas Municipais Femininas, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Com apoio da Riotur, o evento recebeu 460 integrantes de 75 municípios do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados do país para discutir segurança pública municipal, com atenção especial à participação das mulheres como operadoras de segurança.

O encontro fez parte das ações de fomento de políticas públicas do setor e teve como objetivos a integração entre as instituições, capacitação das profissionais e troca de experiências na área de segurança municipal. Grande parte da programação foi dedicada à apresentação de programas e projetos de sucesso implantados nas guardas municipais.

A assessora de Gabinete da Secretaria Executiva de Segurança Pública da Prefeitura de Angra foi uma das representantes do município no encontro feminino.

– Tivemos a oportunidade de conhecer muito bons projetos executados e geridos por mulheres dentro das guardas e a relevância de cada um deles. Isso mostra a importância de Angra ter a sua guarda municipal, devido ao tamanho da população, e de desenvolver iniciativas de gênero dentro da segurança pública local – resumiu a assessora.

Dentre os programas apresentados estavam o GMãe e a Comissão Desportiva, da GM-Rio; o Patas que Acolhem, de Casimiro de Abreu; o Anjos da Guarda, de Goiânia (GO); o projeto Patrulheiro Mirim, de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio; dentre outros.

Um dos painéis discutiu a importância da Lei Maria da Penha no combate à violência contra a mulher e em relação a boas práticas de gestão, com as comandantes das guardas do Rio, Araruama, Nilópolis e Paracambi, todas no Estado do Rio e comandadas por mulheres. A programação também teve uma oficina de defesa pessoal.