Entre os dias 26 e 29 de junho, o Estádio Municipal de Angra dos Reis sediou mais um mutirão de catarata, realizado pelo Hospital Municipal da Japuíba. Durante os quatro dias, foram realizadas 357 cirurgias. Desde 2018, já foram realizadas mais de 5.500 operações de catarata em Angra dos Reis. Todos os processos cirúrgicos do projeto são feitos em uma carreta adaptada, cumprindo todos os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária.
- O objetivo do mutirão é oferecer melhor qualidade de vida aos usuários do SUS em Angra. Oferecemos um processo completo, desde o atendimento na unidade de saúde até a realização da cirurgia, com pré-operatório e revisão. Com esses mais de 5.500 procedimentos, podemos ver a diminuição da remanda reprimida da cidade e a melhoria na visão daqueles que mais precisam – comentou o secretário-executivo hospitalar do HMJ, Heraldo França.
Para participar do mutirão, é necessário um encaminhamento dos médicos do município, a partir da avaliação do paciente em um posto de saúde da cidade e, posteriormente, pelo setor de oftalmologia, no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). Havendo necessidade, o pedido de operação é encaminhado e a cirurgia é agendada no mutirão. Os prognósticos relacionados ao pós-operatório são muito positivos, já que as operações devolvem autonomia àqueles que passam pela cirurgia. Em cerca de 90 dias, a visão da pessoa que passou pela intervenção cirúrgica já está melhor, oferecendo mais qualidade de vida ao paciente.
- A Prefeitura está fazendo um ótimo trabalho em Angra dos Reis. A maioria das pessoas não tem a condição de pagar uma cirurgia particular, por isso esse mutirão é muito importante para a saúde do município. Fui super bem tratada, desde o encaminhamento até o dia da cirurgia. Só tenho a agradecer ao mutirão de catarata – comentou a costureira Vera Lúcia.