Prefeitura de Angra inicia cirurgias do mutirão de catarata

Após dois dias de exames pré-operatórios, cirurgias foram iniciadas nesta segunda-feira; Previsão é de que mais de 420 operações sejam realizadas

Segunda-Feira, 29/04/2024 | Secretaria de Saúde .

Entre os dias 29 de abril e 02 de maio, a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, em parceria com a equipe do Hospital Municipal da Japuíba, realizará o primeiro mutirão de catarata de 2024 no Estádio Municipal. Ao todo, serão realizadas mais de 420 cirurgias, beneficiando pacientes previamente agendados após passarem por avaliação em postos de saúde da cidade e pelo setor de oftalmologia do Hospital Municipal da Japuíba. O mutirão é dividido em exames pré-operatórios, cirurgias e exames de revisão, sendo que os exames já aconteceram nos dias 27 e 28 de abril, e as cirurgias e revisões serão realizadas entre os dias 29 de abril e 02 de maio.

O secretário de Saúde, Rodrigo Ramos, ressaltou a importância dessa parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hospital Municipal da Japuíba, destacando que o objetivo é oferecer uma visão de qualidade para os moradores de diversos bairros da cidade, com um atendimento humanizado e de qualidade.

- Após dois dias de exames, estamos iniciando as cirurgias de mais um mutirão de catarata em Angra dos Reis. Por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Hospital Municipal da Japuíba, a Prefeitura de Angra vai oferecer uma visão de qualidade para mais de 420 moradores de diversos bairros da cidade, sempre prezando por um atendimento humanizado e de qualidade – comentou Rodrigo Ramos.


Os prognósticos relacionados ao pós-operatório são muito positivos, pois as cirurgias devolvem a autonomia aos pacientes. Em aproximadamente 90 dias, a visão da pessoa já está melhor, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Gilda Carneiro, moradora da Monsuaba, é uma das beneficiadas pelo mutirão e expressou sua satisfação em ser atendida de forma gratuita pela Prefeitura, elogiando o atendimento e os cuidados recebidos pelos profissionais.

- Já estava pensando em fazer a cirurgia no setor privado, mas fui chamada pela Prefeitura para fazer tudo de forma gratuita. Já operei uma vista e agora vou operar a segunda vista. O atendimento é ótimo, sempre com muito carinho e seguindo todos os cuidados necessários para um serviço de qualidade. Todo o processo é eficiente e bem realizado pelos profissionais que nos atendem – comentou Gilda Carneiro.

Os mutirões de catarata são uma conquista significativa na saúde pública de Angra dos Reis, com mais de 5.000 cirurgias realizadas desde 2018. Somente no último ano, foram realizadas mais de 1.000 operações ao longo de quatro edições do mutirão. Todas as cirurgias são realizadas em uma carreta adaptada, localizada no ginásio do Estádio Municipal, seguindo todos os protocolos exigidos pela Vigilância Sanitária.

Secretarias relacionadas: Saúde