A Prefeitura de Angra realiza, neste sábado, 2 de março, o Dia D contra a Dengue. As ações, organizadas pela Secretaria de Saúde, vão ser realizadas no bairro do Belém, das 9h às 14h, com visitas domiciliares dos agentes, atividades lúdicas para as crianças na praça (próxima à quadra coberta) e atividades nas escolas do bairro. Além disso, a ESF da localidade ficará aberta para atendimento e vacinação da população (atualização de caderneta).
Angra dos Reis já vem desenvolvendo diversas ações de combate à dengue. Nesta semana foi iniciado o atendimento nas tendas de hidratação contra a doença. Neste primeiro momento, as tendas estão funcionando no Hospital Municipal da Japuíba e no Serviço de Pronto Atendimento do Centro. Em breve, os SPA do Frade, Parque Mambucaba e Jacuecanga também vão receber as tendas.
Na última semana, o HMJ iniciou a testagem rápida (com resultado em até 20 minutos) e o exame de sangue para agilizar o tratamento de pacientes com sintomas de dengue, o que ajuda a reduzir as formas graves da doença.
Além disso, as equipes de vigilância realizam ações diárias de fiscalização e combate ao Aedes em todo o município, com visitas domiciliares, busca ativa de focos do mosquito, instalação de armadilhas para remoção de ovos do Aedes e ações de educação em saúde. Em 2023, foram mais de 105 mil visitas, com uma média de 630 armadilhas instaladas por semana.
O Dia D acontece em todo o país e terá como tema o “Brasil unido contra a dengue”. A mobilização nacional conta com a união do governo federal, estados, municípios e de toda a sociedade para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’. O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo e exige ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população paulista.
ATUALIZAÇÃO DENGUE
A Prefeitura de Angra informa que, em 2024, até 01/03, foram registrados 3.262 casos notificados de dengue, sendo 1.168 confirmados e 426 descartados; outros 1.668 seguem em investigação. Um óbito foi confirmado na cidade; outros três estão sendo investigados.
COMBATE AO MOSQUITO
Como eliminar possíveis criadouros do mosquito: virar garrafas para baixo, remover os pratos dos vasos de planta, guardar pneus em ambientes cobertos, limpar as calhas, amarrar bem os sacos de lixo, manter a caixa d’água tampada e esvaziar recipientes de degelo em geladeiras.
As ações de rotina da Prefeitura contra o Aedes são: visitas domiciliares, busca ativa de focos do mosquito, instalação de armadilhas para remoção de ovos do Aedes e ações de educação em saúde. Em 2023, foram mais de 105 mil visitas, com uma média de 630 armadilhas instaladas por semana.
SINAIS E SINTOMAS
Em geral, o primeiro sintoma de dengue a surgir é a febre alta, que costuma durar de 2 a 7 dias. Outros são dor de cabeça, dores musculares, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Se algum desses sintomas aparecer, a orientação é ir à unidade de saúde mais próxima e, principalmente, não tomar remédio por conta própria em nenhuma hipótese, pois isso pode agravar o quadro de saúde.