Na manhã deste sábado (5) a Prefeitura de Angra promoveu a Hora do Mamaço, uma ação de conscientização sobre os benefícios do aleitamento materno para mães e seus filhos. A ação aconteceu simultaneamente nos bairros Centro (Praça General Osório), Jacuecanga (Praça do Centro Comercial) e Parque Mambucaba (Clínica da Família) e marcou o início das atividades da programação do Agosto Dourado e da Semana Mundial do Aleitamento Materno.
– É o primeiro ano em que estamos fazendo a Hora do Mamaço em Angra, uma ação que visa promover a proteção e o incentivo ao aleitamento materno. O leite materno é um alimento completo e rico em nutrientes, sem custos às famílias. Amamentar não é uma tarefa fácil, por isso é importante que as mães possuam o suporte de uma equipe de saúde próxima às suas casas, para que consigam dar continuidade à amamentação sem medo e contem com o apoio de familiares, constituindo uma rede que viabilize a prática. Leite materno é ouro na vida de uma criança – comentou Regina Oliveira, pediatra responsável pela Área Técnica de Saúde da Criança.
Além de toda a assistência recebida por meio de roda de conversa e leitura de materiais informativos sobre aleitamento materno, as mamães também receberam da equipe garrafas personalizadas para hidratação. No local, havia bolo, café e suco para todos os presentes.
Segundo a técnica Regina Oliveira, a Secretaria de Saúde já capacitou onze ESFs do município na oferta de apoio às dúvidas a respeito do aleitamento materno, não somente às lactantes, mas também às suas famílias. A meta é que essa formação aconteça em todas as unidades de saúde do município.
O Agosto Dourado é um mês dedicado ao aleitamento materno, instituído no Brasil pela Lei nº 13.435/2017. Seu objetivo é encorajar o aleitamento sob livre demanda dos bebês, contribuindo para combater o preconceito e conscientizar sobre a importância da amamentação.
– Antes de engravidar, eu não tinha noção de como era importante para o bebê a amamentação. Tenho entendido muita coisa desde então com a ajuda das profissionais de saúde de Angra. Estou amamentando bem, sem nenhuma experiência ruim. Quero amamentar o máximo de tempo que eu conseguir. É um momento de conexão inexplicável, é incrível para mim ver ele evoluindo de forma saudável no dia a dia. A minha experiência com a amamentação é maravilhosa – comentou, de forma emocionada, a mãe e dona de casa Lorrane da Silva, mãe do pequeno Gael Ramos.
A próxima atividade da programação do Agosto Dourado será no dia 6 de agosto, às 10h, com o workshop “Amamentação e os principais cuidados com o recém-nascido”, no auditório do HMAR.