A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis já colocou em prática as novas orientações do Ministério da Saúde e, desde segunda-feira, 20 de março, ampliou a vacinação contra a covid-19 com imunizantes bivalentes, que oferecem proteção contra as cepas originais do vírus, a ômicron e as subvariantes que circulam atualmente. Agora também passam a ser vacinados trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente (a partir dos 12 anos), população privada de liberdade, adolescentes em medida socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.
Até a data da ampliação, idosos com 60 anos ou mais, pessoas a partir dos 12 anos imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos, quilombolas e pessoas em instituições de longa permanência e seus funcionários, já podiam efetuar a imunização. A imunização também não necessita mais de agendamento, como era inicialmente, basta comparecer à ESF mais próxima de sua residência para receber a dose, apresentando identidade, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina.
Além disso, para ser vacinada, é necessário que a pessoa tenha o esquema primário de vacinação completo, ou seja, que tenha recebido no mínimo duas doses. A bivalente, que será anual, só pode ser ministrada após 4 meses da última dose da monovalente. Vale ressaltar que a vacina não é indicada para quem estiver com febre ou gripe. Nestes casos a pessoa deve aguardar os sintomas cessarem. Em caso de dúvidas, a Secretaria de Saúde sugere que a unidade de saúde mais próxima da residência daqueles que podem ser vacinados seja procurada.