Neste momento de pandemia da Covid-19, além de atuar no combate à doença, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde /Departamento de Atenção Primária, está intensificando o cadastramento de saúde dos moradores do município junto ao Ministério da Saúde. Em quatro meses, as equipes realizaram 50 mil novos cadastros, somando 98 mil já efetuados.
- Os agentes de saúde enviaram para o Ministério da Saúde os dados que já possuíam. Nas áreas em que ainda não havíamos conseguido cadastrar os moradores, estamos fazendo contato telefônico com os domicílios - pedindo informações, como CPF e Cartão Nacional de Saúde, e visita peridomiciliar (ambientes externos à casa). Pedimos que a população contribua fornecendo informações aos agentes, pois temos que dar ciência ao Ministério da Saúde de que possuímos mais de 200 mil habitantes, atualizando a situação de saúde de cada morador – explica a diretora da Atenção Primária.
O trabalho continua e a Atenção Primária vai promover em agosto ações nas comunidades em que o cadastro está baixo, com visita aos domicílios e um ponto fixo para que a população possa se cadastrar, levando RG, CPF e cartão do SUS, além de aferir a pressão arterial e a glicose. As atividades acontecerão das 10h às 16h.
CALENDÁRIO CADASTRO DE SAÚDE
04/08 - Santa Rita 1 (Sítio do Souza, próximo ao 70% da Roça)
04/08 – Camorim (praça)
05/08 - Santa Rita 2 (em frente ao Mercado da Praia)
06/08 - Morro da Cruz
06/08 – Bracuí (em frente ao CEMEI Julia Moreira da Silva)
07/08 – Bracuí (na Estrada Beira Rio, em frente à igreja católica)
10 e 11/08 - Itinga (Associação de Moradores da Praia da Itinga, na Rua Paraíba, s/n)
17/08 – Lambicada (praça)
18/08 – Praia Brava (Rua 17, atrás do mercado)
19/08 – Morro do Moreno (Rua Sete de Setembro)
20/08 - Fazenda Imbú (Rua do Bombeiro, próximo ao campinho de futebol)
21/08 – Morro da Cruz
24/08 – Village (praça)