Saúde atenta à violência contra a pessoa idosa

Os cuidados devem ser redobrados em tempos de pandemia e isolamento social

Sexta-Feira, 19/06/2020 | Secretaria de Saúde .

O dia 15 de junho marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, alerta à sociedade que, em tempos de pandemia e isolamento social, os idosos podem ficar ainda mais vulneráveis e sujeitos às situações de violência e abuso.

De acordo com as coordenações dos Programas Especiais e Saúde do Idoso, é nesse momento que a população precisa refletir sobre essa realidade, a fim de garantir a segurança e o bem estar dos idosos.

– Algumas situações podem favorecer à violência, à dependência ou ao histórico de violência na família. Manter contato com amigos em que se possa confiar, conversar abertamente, caso algo de inadequado esteja acontecendo dentro de casa, pode ajudar a proteger os idosos – orientam as coordenações.

Em caso de suspeita ou conhecimento de algum idoso que esteja sofrendo violência, a população pode denunciar às Delegacias de Polícia Civil (3377-8739 / 3377-8372), Polícia Militar (190) e pelo Disque 100, serviço de atendimento telefônico.

Secretarias relacionadas: Saúde