A Prefeitura de Angra ampliou de 100 para 135 o número de leitos exclusivos para cuidar de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus na cidade. Vinte novos leitos foram abertos no Centro de Referência para tratamento de Covid-19, na Santa Casa, que já contava com 100 (60 semi-intensivos e 40 intensivos). Outros 15 leitos, sendo cinco com respiradores, foram cedidos ao município pelo Hospital de Praia Brava, numa parceria com a Eletronuclear.
Os novos leitos foram liberados na terça-feira (9), após uma inspeção do secretário de Saúde.
- Com muita responsabilidade, aumentamos a capacidade de assistência em saúde para tratamento da Covid-19 no município – destaca o secretário.
O prefeito lembrou que a taxa de ocupação dos leitos hospitalares, já levando em consideração os novos leitos, passou a ser divulgada no Boletim Epidemiológico de ontem.
- O aumento do número de leitos nos dá uma margem de segurança maior para permitir a abertura de alguns segmentos da sociedade a partir de hoje, por decreto. Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade e controle sanitário para proteger a vida das pessoas. Preparamos a Santa Casa e as tendas, colocamos lavatórios nas ruas, estamos distribuindo máscaras para a população e testando as pessoas. Inclusive, tivemos uma reunião com o Ministério Público apresentando todas as nossas ações. Mas, cada um de nós tem que cumprir as medidas de segurança, fazendo a higiene e não saindo de casa sem máscaras – finaliza o prefeito.