Depois de realizar dois drive-thrus de imunização contra a gripe H1N1/Influenza no Shopping Piratas, abrangendo a região do 1º distrito, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, vai promover a ação nos demais distritos da cidade nessa quarta-feira (10), das 9h às 16h.
– No último sábado, imunizamos 579 pessoas no drive-thru do Shopping Piratas. Nosso objetivo com a ampliação da vacinação nos distritos é atingir um maior número de pessoas de grupos específicos do público-alvo, como crianças, gestantes, puérperas e adultos entre 55 e 59 anos – informa a diretora do Departamento de Saúde Coletiva.
No 2º distrito haverá pontos de vacinação drive-thru próximos à UPA Infantil, ao CEM Japuíba e no Condomínio Vale da Banqueta. No 3º distrito, a imunização será disponibilizada nas imediações da ESF de Jacuecanga e da UBS de Monsuaba. Já no 4º distrito, a população poderá ser vacinada no Parque Mambucaba, na área de exposição da Avenida Francisco Magalhães de Castro, no Bracuí, perto da unidade de saúde, e na Praça do Frade, na parte de baixo do bairro.
Nesta terceira etapa da campanha nacional de vacinação, o público-alvo é composto por gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias completos, professores, portadores de deficiência e grupos de risco, além de pessoas de 55 a 59 anos.
– Mas todas as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha nacional podem ser imunizadas na ação – destaca a representante da Secretaria de Saúde.
A recomendação é que as pessoas não cheguem antes do horário de início da ação e não saiam do carro ou desçam das motos, a fim de manter a organização e evitar aglomeração. Para ser vacinado, o cidadão deve apresentar documento oficial com indicação de que faz parte dos grupos, como identidade, documento profissional – no caso dos funcionários da Educação – ou mesmo caderneta de saúde.
Até o momento, o município imunizou 55.324 pessoas contra a gripe H1N1/Influenza, incluindo crianças, gestantes, puérperas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos, idosos, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas, deficientes, professores, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários.
Apesar de ter atingido a meta esperada pela Secretaria de Estado de Saúde, que era a imunização de 45.239 pessoas, Angra dos Reis ainda não alcançou a objetivo de imunização esperada para alguns grupos do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.