Prefeitura recebe protetores faciais produzidos pelo Cefet

Lote com 45 peças será utilizado para proteção dos profissionais de saúde na linha de frente contra a Covid-19

Segunda-Feira, 04/05/2020 | Secretaria de Saúde .

Na última quinta-feira (30), a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu uma doação de 45 protetores faciais do tipo “face shield” do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) – campus Angra dos Reis. Os utensílios serão utilizados pelos profissionais de saúde do município que estão lidando diretamente com a pandemia relacionada ao coronavírus.

A face shield (“escudo facial” em português) não substitui as máscaras que os profissionais da saúde e a população estão orientadas a utilizar. Na verdade, ela oferece uma proteção maior àqueles que estão na linha de frente da assistência aos casos suspeitos de Covid-19, evitando o contágio de doenças transmissíveis pela saliva e fluídos nasais.

– A ideia da doação partiu da coordenação do CEFET, já que a direção da instituição estava buscando contribuir de alguma forma na luta contra a pandemia. Eles vieram conversar com a Secretaria Municipal de Saúde e, felizes com a ótima iniciativa, demos andamento à parceria que já vem acontecendo neste governo junto ao CEFET – explica o superintendente da Secretaria de Saúde, que recebeu a doação das mãos do professor Marcus Val Springer e da servidora administrativa Daniella de Paula Sousa Freitas.

As hastes dos protetores faciais foram criadas em duas impressoras 3D pelo aluno de Engenharia de Mecânica Edmar Tomas Ronch de Moura, sendo que as duas máquinas foram construídas pelo próprio aluno e pela professora Fernanda Lopes Sá, fruto de um projeto de extensão desenvolvido na Instituição. A montagem final das máscaras foi realizada pela própria professora e pelo professor Aldo Rosado Fernandes Neto.

Toda a produção dos protetores obedece às diretrizes da resolução – RDC nº 356, de 23 de março de 2020, da Anvisa. A realização desse primeiro lote só aconteceu devido à doação dos insumos efetuada por uma loja de materiais elétricos.

O CEFET pretende realizar a produção de um novo lote de protetores faciais e entregar à Secretaria Municipal de Saúde assim que as peças estiverem prontas.