Testes rápidos auxiliam na luta contra o coronavírus

Método confirma casos positivos em 10 minutos; quem testa negativo passa por mais duas testagens, sendo necessários 14 dias até o caso ser descartado

Sábado, 18/04/2020 | Secretaria de Saúde .

Os testes rápidos para pessoas com suspeita de infecção por coronavírus, que começaram a ser utilizados nesta semana em Angra dos Reis, já são considerados importantes aliados na luta contra a covid-19.

A testagem rápida é efetuada nos pacientes que apresentem sintomas por mais de sete dias. Até agora, aproximadamente 350 pacientes notificados receberam a testagem, em isolamento domiciliar.

– Existe um grupo de verificação móvel da saúde que tem ido às casas dos pacientes, fazendo uma busca ativa nos locais. A pessoa, que já vem sendo acompanhada pelo nosso grupo de epidemiologia, por telefone, a partir do sétimo dia, recebe nossa equipe em casa, para ser testada – explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Mucheli.

De acordo com o secretário de Saúde, o critério primário para a realização do teste rápido é que o paciente tenha sido notificado com um quadro clínico compatível com a síndrome gripal durante o atendimento numa unidade de saúde.

– A partir desse ponto, contamos os sete dias do início dos sintomas, para que tenhamos a produção dos anticorpos, conseguindo ter esses níveis satisfatórios a ponto de acusar no teste. Os pacientes com resultado negativo recebem uma nova testagem com dez dias e outra com 14 dias. Nessa última, se o resultado for negativo, o paciente não se enquadrará no diagnóstico de covid-19 – resume Mucheli.

Apesar de precisar de duas semanas para descartar casos suspeitos, os testes rápidos oferecem rapidez na confirmação dos resultados positivos e também mostram se o paciente já teve a covid-19.

– Quando, no teste rápido, percebemos que o paciente só apresenta positivo para os anticorpos IgM, sabemos que ele está na fase aguda da doença; no caso de IgM e IgG positivos, quer dizer que está numa fase que ainda apresenta células combatendo o vírus, mas já produziu anticorpos maduros (definitivos contra a covid-19); por outro lado, se apenas o IgG dá positivo, quer dizer que a pessoa já não tem mais o vírus presente no corpo, e que terá imunidade a ele – exemplifica o secretário de Saúde.

Até o momento, o município já adquiriu um total de 10 mil testes rápidos, que seguirão sendo utilizados na luta contra o coronavírus.