De 01 de janeiro de 2020 até às 19 horas desta quinta-feira (16), o Município de Angra dos Reis registrou 510 casos com suspeita clínica de infecção pelo novo Coronavírus, sendo 32 casos confirmados. Quatorze pessoas testaram positivo em exames feitos pelo Laboratório Central Noel Nutels (Lacen) e 18 pelos testes rápidos. Desses, 31 estão em isolamento domiciliar e um está internado.
Ressalta-se que 65 casos foram descartados, entre eles um óbito, e 413 permanecem em investigação. A classificação de casos suspeitos no momento é a seguinte: 407 estão em isolamento domiciliar e seis estão internados.
Ressalta-se que os casos de Síndrome Gripal também são considerados casos suspeitos de Covid-19, conforme Portaria Nº 454, de 20 de março de 2020/MS e Nota Técnica – SVS/SES-RJ Nº 09/2020, de 24 de março de 2020.
O Teste Rápido de Covid-19, cujo resultado começou a ser divulgado no dia 14 de abril, é um exame capaz de detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM) que são produzidos pelas células de defesa do corpo humano contra o SARS-CoV-2 após o contato com o vírus, por meio da coleta de uma gota de sangue O resultado fica disponível em um intervalo de 10 a 20 minutos. Os novos casos confirmados apresentam clínica compatível com a doença, vínculo epidemiológico e Teste Rápido positivo.
Os números apresentados são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, podem sofrer alterações. Um novo boletim, com dados atualizados, será divulgado amanhã (17).
O uso das máscaras caseiras, é mais uma intervenção a ser implementada junto com as demais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como a higienização das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social.