Na última quarta-feira, 12 de março, o segundo andar da Casa Larangeiras, no Centro, ficou lotado por conta da realização da palestra “Mulher de Todos os Tons”, organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, em alusão ao mês da mulher.
O evento foi iniciado às 14h. Além da presença da psicopedagoga e coach educacional, Rosa Santos, responsável pela palestra do dia, a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, a delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e a coordenadora municipal da Saúde da Mulher também marcaram presença, compondo a mesa das autoridades presentes.
Primeira a falar ao público, a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania ressaltou a importância do Dia Internacional da Mulher e também falou um pouco sobre alguns fatos que influenciaram a escolha da data, como o incêndio ocorrido em Nova York, no dia 25 de março de 1911, quando mais de 100 trabalhadoras de uma fábrica têxtil morreram por péssimas condições de trabalho.
– Vocês são lindas. É uma alegria poder repetir o mês da mulher neste ano. De qualquer forma, a comemoração do dia 8 de março é marcada por uma história muito triste, da luta de um grupo de mulheres por melhores condições de trabalho que, infelizmente, morreu queimado. Há muitas conquistas a festejar, mas sabemos que os desafios que temos pela frente são grandes – declara.
Em seguida, a coordenadora municipal da Saúde da Mulher também falou em alusão à data.
– Como coordenadora, estou muito feliz com nossas conquistas e com o incentivo do prefeito em relação à área – diz, lembrando dos bons números quanto à realização de exames de mamografia e de coleta de preventivos do município.
Após a fala da coordenadora da Saúde da Mulher, a delegada titular da Deam ofereceu algumas palavras sobre o tema, aproveitando a oportunidade para esclarecer alguns aspectos da violência contra a mulher, que pode ser cometida de várias maneiras.
– A mulher não sofre apenas violência física, mas principalmente, psicológica e moral. Peço que as mulheres prestem atenção ao começo desse ciclo, pois esse tipo de ação já caracteriza violência doméstica. Procurem a Deam, nesses casos, para serem atendidas por um corpo de funcionários preparado, com um atendimento humanizado – resume.
Antes de a palestra ser iniciada, o coral do Núcleo da 3ª Idade, formado por integrantes dos Cras Frade, Bracuí, Belém, Campo Belo, Monsuaba e Centro – e quase que exclusivamente por mulheres – apresentou canções em homenagem às mulheres, finalizando a performance com “Maria, Maria”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
A psicopedagoga Rosa Santos começou a falar sobre o poder das cores logo em seguida. Ela explicou a respeito da importância delas nas vidas das pessoas, assim como das diferenças entre cada uma.
– Não adianta entender das cores sem trazê-las para nossas vidas. Os lenços amarelos que os integrantes do coral estavam usando, por exemplo, representam alegria, energia e entusiasmo, exatamente o que vimos aqui – explica Rosa.
O público presente ainda teve a chance de usufruir de um lanche ao final do evento. Nas palavras da doméstica Antônia da Silva, de 64 anos, moradora do Frade, os eventos do mês da mulher são relevantes para todos.
– Foi muito bom. É muito importante que a gente aprenda coisas novas sempre – afirma.
PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA MULHER
12/03 – Palestra Cras Nova Angra, às 14h – Saúde da Mulher.
14/03 – Olimpíadas das Mulheres, Praia do Anil, das 8h às 12h.
17/03 – Remada das Mulheres, às 9h – Praia do Bonfim.
18/03 – Palestra Cras Frade, às 14h – Saúde da Mulher.
23/03 – Remada das Mulheres, às 9h – Praia Clube Náutico Cepe da Petrobras.
25/3 – Palestra Cras Campo Belo, às 9h – Equipe do Cras, Tema do Mês.
26/03 – Palestra Cras Parque Mambucaba, às 14h – Equipe do Cras, Tema do Mês.
30/03 – Palestra Cras Monsuaba, às 9h – Equipe Cras, Tema do Mês.
31/03 – Palestra Cras Belém, às 8h30 – Saúde da Mulher.
31/03 – Palestra Cras Bracuí, 10h – Equipe do Cras, Tema do Mês.
31/03 – Caminhada, às 15h, saindo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.