Prefeitura realiza mutirões oftalmológicos

Os moradores do Vale da Banqueta foram atendidos no Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, no sábado (7)

Segunda-Feira, 09/12/2019 | Secretaria de Saúde .

A Prefeitura de Angra iniciou, no último sábado (7), atendimentos às comunidades no Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). Os moradores do Vale da Banqueta foram os primeiros a participarem do mutirão. Durante todo o dia, 45 pessoas foram atendidas e, destas, 35 saíram com óculos nas mãos, produzidos na fábrica localizada na própria unidade.
- Essa ação foi muito importante e ajudou muito a nossa comunidade. Meus três filhos já saíram do Centro Oftalmológico com seus óculos e isso vai ajudar muito eles nos estudos – avaliou a bombeira civil, Mirelle Gabrielle de Oliveira.
O prefeito acompanhou a ação e fez questão de destacar a importância do Centro Oftalmológico para a população de Angra.
- A visão é um dos sentidos mais importantes que temos, possibilita os alunos a estudarem, os idosos a locomoverem e nos garante uma vida com mais qualidade. No sábado que vem, dia 14, vamos atender a população do Frade. A ideia é que a cada semana seja atendido um grupo de moradores de uma comunidade – explicou o prefeito, ao lado da secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e do vice-prefeito, que está colaborando na organização do mutirão.
O diretor do Hospital Municipal da Japuíba destacou que o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar completou, no dia 6 de dezembro, dois anos de funcionamento, totalizando 18 mil atendimentos.
- Somente neste ano, atendemos a 11 mil pessoas e fornecemos três mil óculos, gratuitamente, na nossa fábrica. Além disso, realizamos no HMJ 970 cirurgias de catarata e, ano que vem, temos previsão de fazer mais 800 – informou, lembrando que, em 2018, já foram realizados 458 procedimentos que devolveram qualidade de visão aos pacientes.
Podem receber óculos gratuitamente alunos das escolas municipais e estaduais, idosos acima de 60 anos, aposentados, pensionistas, deficientes físicos e pessoas com auxílio doença, que ganhem até dois salários mínimos. Os interessados que se encaixam nos critérios devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa ou se dirigir ao Centro Oftalmológico, no HMJ.