HMJ realiza 980 cirurgias de catarata em 2019

Foram 120 neste último mutirão. Prefeitura tem planos para construir o Hospital do Olho

Segunda-Feira, 25/11/2019 | Secretaria de Saúde .

A Prefeitura de Angra dos Reis realizou neste fim de semana mais um mutirão de cirurgia de catarata no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). Desta vez foram 80 cirurgias no sábado (23) e 40 no domingo (24). Esse foi o último mutirão do ano e, com essas 120 cirurgias, o HMJ encerra o ano tendo realizado 980 operações, possibilitando uma nova visão e mais qualidade de vida para todas essas pessoas. A previsão do hospital é de que mais 800 cirurgias sejam feitas em 2020.

O Prefeito de Angra chegou cedo na manhã de sábado para acompanhar os procedimentos e encontrar os pacientes. Ele conversou com vários deles e também com os profissionais de saúde.

– O Hospital Municipal da Japuíba hoje é uma referência, igual ou melhor do que muito hospital particular. Por que hospital público tem que ser ruim e o particular, bom? Hoje em dia tem gente que tem plano de saúde, mas que, por diversos motivos, prefere se tratar aqui. Mas a nossa prioridade é oferecer uma saúde de qualidade para quem não tem plano – disse o prefeito, que reiterou seu compromisso de construir, junto à unidade de saúde, o Hospital do Olho, que ficará responsável por concentrar diversos procedimentos da área oftalmológica.

A equipe das cirurgias conta com médicos oftalmologistas, anestesista, instrumentador e profissionais de enfermagem. De acordo com a equipe do HMJ, a catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, e os idosos são os que mais sofrem com o embaçamento visual causado pela doença.

Após cumprimentar os profissionais e os pacientes, o prefeito visitou outros locais do HMJ, como a Unidade de Pacientes Graves (UPG), enfermarias, almoxarifado, pediatria, lavanderia etc. No Centro Cirúrgico, o secretário de Saúde explicou os procedimentos realizados com os pacientes que dão entrada no setor. O coordenador da Farmácia lembrou que o HMJ tornou-se uma importante referência regional e que por conta disso outros municípios, dependendo do caso, transferem seus pacientes para a unidade angrense ou pedem empréstimo de medicamentos.

Antes dos mutirões, os pacientes de Angra tinham que acordar de madrugada e enfrentar horas de estrada para serem operados em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Mas isso mudou. Para ter acesso à cirurgia de catarata, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e lá o médico fará um encaminhamento para o setor oftalmológico do HMJ. Após consultas e exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será realizada.

Secretarias relacionadas: Saúde