Outubro Rosa na Praça Zumbi dos Palmares

Ao longo dessa quarta-feira (23), a população pode realizar exames e se conscientizar sobre a importância da prevenção

Quinta-Feira, 24/10/2019 | Secretaria de Saúde .

Durante essa quarta-feira (23), a Prefeitura de Angra realizou na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro da cidade, um mutirão para oferecer aos moradores exames referentes ao Outubro Rosa. O principal objetivo foi rastrear o câncer de mama no público-alvo, que são as mulheres de 50 até 69 anos, que não tenham realizado a mamografia nos últimos dois anos. Fazendo parte deste grupo, a paciente era encaminhada para a realização do exame.
As mulheres que não faziam parte do grupo do público-alvo foram avaliadas por uma médica. Elas passaram por um exame físico das mamas (palpação) que averiguava a necessidade ou não de realizar uma análise mais completa.
- Hoje estamos realizando o rastreio do câncer de mama e esta ação é de extrema importância para um diagnóstico precoce e para que a população possa se informar cada vez mais sobre a causa. Esta luta não ocorre apenas no mês de outubro, ela tem que ser diaria – comentou a coordenadora da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente.
A população também pode se informar e conscientizar sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Durante o evento, panfletos sobre a saúde da mulher, cuidados com doenças e uso correto do preservativo foram distribuídos para os participantes. Um ônibus ficou estacionado na localidade para realizar exames e tirar dúvidas da população sobre a Sífilis.
- Esse evento ajuda a população a se informar e a realizar exames em pessoas que, muitas vezes, não possuem recursos e acabam não sabendo dos atendimentos e cuidados necessários. Uma oportunidade como essa é ótima – destacou Giselle Pires da Silva, moradora da Japuíba.
A programação do Outubro Rosa, organizada por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, continua na próxima quarta-feira (30), com a realização de uma caminhada na Japuíba. A concentração será às 9h, em frente ao aeroporto.