Prefeitura faz doações de cadeira de rodas

Fornecimento de equipamentos para pessoas com deficiência garante direitos previstos no estatuto e na política nacional do setor

Sexta-Feira, 07/06/2019 | Secretaria de Saúde .

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Saúde, efetuou a entrega de 69 equipamentos de suporte a pessoas com necessidades especiais no primeiro quadrimeste deste ano. Os dados são do relatório da Área Técnica da Pessoa com Deficiência, setor responsável pela entrega do material. Nesta semana, foram feitas entregas de cadeira de rodas nos bairros da Banqueta e no Parque Mambucaba.

De janeiro a abril de 2019, foram entregues 32 cadeiras de rodas padrão, 3 cadeiras de rodas especiais, 14 cadeiras de rodas para obesos, 4 para semiobesos, 5 andadores, 3 pares de muletas, 3 órteses e 5 bengalas articuladas. Além desses equipamentos entregues a pessoas com deficiências, nesses quatro primeiros meses do ano o setor forneceu 989 óculos para idosos, pensionistas, aposentados, beneficiários de programas sociais e estudantes.

A Área Técnica da Pessoa com Deficiência em Angra dos Reis tem como objetivo principal o acolhimento e inclusão de cidadãos com deficiência física, auditiva, intelectual e visual, assim como seus familiares, no Sistema Único de Saúde (SUS), direcionando essa população para os diversos serviços na rede básica, incluindo os serviços especializados de reabilitação (física, auditiva, intelectual e visual).

Qualquer usuário da rede pública de saúde, portador de algum tipo de deficiência, seja ela definitiva ou transitória, tem direito ao benefício. É preciso passar pelos trâmites da Secretaria de Saúde: com o laudo médico e documentos pessoais (CPF, comprovante de residência...), o usuário deve abrir um processo social no protocolo da secretaria. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3377-6538.

Os equipamentos são adquiridos por meio de entidades que compõem a rede de atendimento especializada: Associação Pestalozzi, Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) e Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac). Todas situadas na cidade de Niterói (RJ). Essas entidades, além de realizarem consultas em suas áreas específicas, são responsáveis pelas confecções e liberações de equipamentos diversos da área da pessoa com deficiência para Angra. Quando o equipamento é liberado, a equipe da área técnica realiza o agendamento da busca do material em Niterói. Após a chegada do equipamento em Angra, o usuário é avisado e é realizada a entrega na residência do mesmo.

- A entrega do material é gratuita. Em casos de deficiências transitórias, orientamos sobre a devolução após a melhora do paciente, mas a devolução não é obrigatória – explica Michele Soares, coordenadora do setor de Programas Especiais, da Secretaria de Saúde. – Tudo o que fazemos é para garantir os direitos previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência e na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência – resume.

Secretarias relacionadas: Saúde