Desde 1984, durante o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, na Holanda, em 28 de maio é celebrado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A mesma data foi a escolhida para marcar também o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Em Angra dos Reis, muito se avançou nessas áreas.
A Secretaria de Saúde tem trabalhado com afinco para oferecer um melhor atendimento para as mulheres. Em 2018, foram realizadas cinco mil mamografias. É bom lembrar que devem fazer o exame, que é uma das principais armas para prevenir o câncer de mama, todas as mulheres entre 50 e 69 anos. Em alguns casos, a mamografia pode ser solicitada antes.
Atualmente, a Prefeitura de Angra disponibiliza o exame por meio de convênios com clínicas de imagens e também no Programa Saúde Pertinho de Você, quando uma carreta equipada com vários aparelhos visita uma localidade e os moradores, previamente agendados, conseguem realizar o exame sem precisar ir muito longe de casa. Os exames são agendados pelas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF).
A oferta de exame de colo uterino, que ajuda a evitar o câncer no útero, também aumentou. Hoje o número de ESF que oferece é bem maior.
A prevenção a fim de reduzir a mortalidade materna também é motivo de atenção para as equipes da Secretaria de Saúde, tanto que o atendimento ao pré-natal de alto risco foi ampliado. Agora o serviço é disponibilizado em pelo menos uma unidade de saúde por distrito.
- O Dia Internacional de Saúde da Mulher e o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna têm o objetivo de chamar a atenção para a luta pela saúde feminina e lembrar as mulheres da importância do combate a diversas doenças, mas principalmente ao câncer de mama e câncer de colo de útero – destacou o diretor de Saúde Coletiva.
O diretor lembrou que, nos últimos anos, muitos avanços foram conquistados não só no combate às doenças, mas também na promoção da saúde e prevenção.
- Lembro às mulheres sobre a importância do pré-natal, da caderneta da gestante, do seu exame preventivo, da sua mamografia, enfim, lembrar da atenção à saúde a um público que hoje é a maioria no nosso país - frisou.
Saúde alerta mulheres para a prevenção de doenças
Município oferece mamografia e amplia exame de colo uterino e pré-natal de alto risco