A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil Agda Maria, de Angra dos Reis, completou, nesse domingo (26), dois anos de funcionamento. Neste período, a unidade atendeu mais de 140 mil crianças, de zero a 14 anos, com consultas médicas, exames laboratoriais e de raio-x, atendimentos odontológicos e disponibilização de medicamentos.
Quem foi à unidade procurar atendimento, no domingo à tarde, encontrou o Zé Gotinha, um palhaço que levou uma dose especial de alegria aos pequenos pacientes.
- Na UPA Infantil a gente é bem atendido e pega o medicamento aqui mesmo, se precisar. Eu acho que o espaço ficar só para as crianças foi uma iniciativa muito boa – avaliou Adriana de Oliveira, mãe do Luan.
Lúcia Firmino, que acompanhou o neto Micael na unidade, também aprovou o atendimento recebido.
- O atendimento aqui, a atenção, é tudo uma maravilha. Me sinto à vontade, como se estivesse em casa, porque o espírito é de família – afirmou.
A reabertura da UPA foi um compromisso assumido com a população pelo prefeito, ainda na campanha.
- Quando iniciamos o governo, o prédio estava cedido à Polícia Militar e totalmente canibalizado, com o piso completamente destruído. Muita gente duvidou que pudéssemos reabrir a UPA, mas nós fizemos – destacou.
Depois de recuperar o prédio para o município, reestruturar, equipar e humanizar o espaço, no dia 26 de maio de 2017, a UPA foi devolvida à população, com uma novidade: oferecendo atendimento exclusivo às crianças.
- Foi muito importante a nossa decisão, política e técnica, de reabrir a UPA e transformá-la numa unidade especializada em atendimento infantil. A pergunta que eu deixo é: para onde iam estas 140 mil crianças antes da UPA ser reaberta? Às vezes, a população cobra e com razão, porque esta unidade é fundamental para as crianças que não têm plano e precisam do serviço público de saúde – finalizou o prefeito.