Angra registra uma morte por Influenza

O caso foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde e deixa a cidade em alerta, já que tem sido baixa a procura pela vacina

Sexta-Feira, 24/05/2019 | Secretaria de Saúde .

O Laboratório Central (Lacen) do Estado Rio de Janeiro confirmou, nessa quarta-feira (22), um óbito causado por Influenza A (H1N1) no município de Angra dos Reis. Segundo o Departamento de Saúde Coletiva do município, este era o único caso suspeito em Angra e se trata de um idoso de 72 anos, que faleceu no dia 15.
- Isso fica como um alerta sobre a gravidade da doença. Em Angra dos Reis a cobertura vacinal da Influenza está baixa, com pouco mais de 23.630 pessoas vacinadas, ou seja, aproximadamente 47% das 50 mil pessoas que compõem o público-alvo – alertou o diretor de Saúde Coletiva.
Vale lembrar que a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e tem a previsão de encerramento no dia 31 de maio de 2019. Em Angra dos Reis, a imunização está disponível em mais de 50 unidades de saúde, incluindo os módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Centro de Especialidades Médicas (CEM) de todo o município, de segunda a sexta, de 8h30 às 17h.
O público-alvo inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e adolescentes. A vacina está disponível a jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independente da idade. A vacina também esta sendo ofertada aos professores das escolas públicas e privadas. Recentemente, o Ministério da Saúde incluiu policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.


Secretarias relacionadas: Saúde